Fornecimento de gás da Argélia para Espanha é suspenso devido a avaria
© Foto / Pixabay/Life-Of-PixTubulação de gás (imagem de referência)
© Foto / Pixabay/Life-Of-Pix
Nos siga no
A ruptura do gasoduto Medgaz, que liga a Espanha à Argélia, causou "uma interrupção temporária do fornecimento de gás", disse a empresa argelina de hidrocarbonetos Sonatrach em comunicado.
"As equipes técnicas espanholas estão trabalhando intensamente para realizar os reparos necessários e restabelecer o fornecimento de gás à Espanha o mais rapidamente possível", assegurou a empresa de acordo com a agência EFE.
A Argélia, maior exportador de gás da África, foi o sétimo país do mundo em 2020 e possui pelo menos 4,5 trilhões de metros cúbicos de reservas comprovadas de gás. O combustível azul, como também é chamado o gás natural liquefeito (GNL), é trazido para a península ibérica e Itália através de uma rede de gasodutos a partir de enormes jazidas no centro e sul do país.
Segundo o portal El Confidencial, o acidente não tem a ver com as tensões entre Madri e Argel nos últimos meses devido à mudança do governo espanhol sobre a questão do Saara Ocidental, alinhando-se com o plano de autonomia para a região de Marrocos, rival da Argélia no Magrebe, algo que até levou a um pedido de consultas do embaixador da Argélia na capital espanhola.
Esta crise levou o lado argelino a falar em um possível corte total de abastecimento, levando a Comissão Europeia a intervir para que o conflito não se agravasse ainda mais.