Plano de redução do consumo de gás da UE será finalizado em 5 de agosto, diz fonte
Nos siga no
A União Europeia (UE) deu início ao procedimento escrito para a adoção final do plano de redução "voluntária" do consumo de gás em 15% nos próximos meses, que deve ser finalizado em 5 de agosto, disse uma fonte da UE a jornalistas nesta quinta-feira (4).
"Sim... O prazo é amanhã", disse a fonte quando questionada se o procedimento escrito de coordenação para o plano de gás da Comissão Europeia seria lançado.
Os ministros de Energia da UE chegaram a um acordo político sobre o plano "Economize gás para um inverno seguro" — uma redução coordenada da demanda de consumo de gás apresentada em 26 de julho. O plano de emergência pressupõe um corte voluntário de 15% no consumo de gás natural de agosto de 2022 a março de 2023, que os Estados-membros devem instituir "com medidas de sua própria escolha". Se a meta não for atingida, o plano pode se tornar obrigatório. Para que o plano seja aprovado, é necessário que uma maioria qualificada dos países da UE o apoie, de acordo com as normas em vigor.
Ao mesmo tempo, existem exceções e oportunidades para solicitar certos desvios das metas obrigatórias para que sejam estabelecidas no bloco. Em particular, exceções serão aplicadas às nações insulares da Irlanda, Malta e Chipre, e também poderão ser concedidas aos Estados Bálticos.
Desde 2021, os preços da energia na Europa vêm crescendo como parte de uma tendência global. Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia e a adoção de vários pacotes de sanções contra Moscou no Ocidente, os preços dos combustíveis registraram altas, levando muitos governos europeus a recorrer a medidas de contingência.