DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Telescópio ALMA detecta pela 1ª vez colisão que produz mais energia que toda a vida do Sol (VÍDEO)

© Foto / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), M. Weiss (NRAO/AUI/NSF)A GRB 211106A, identificada a aproximadamente 20 bilhões de anos-luz da Terra, pertence a uma subclasse de eventos conhecidos como "explosões de raios gama de curta duração"
A GRB 211106A, identificada a aproximadamente 20 bilhões de anos-luz da Terra, pertence a uma subclasse de eventos conhecidos como explosões de raios gama de curta duração - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos do Telescópio ALMA, no Chile, confirmou a detecção de uma das mais energéticas estrelas de raios gama já observada.
Esta é a primeira vez que os astrônomos detectam luz em comprimentos de ondas milimétricas, proveniente de uma forte explosão causada pela colisão entre uma estrela de nêutrons e outra estrela.
O comunicado do projeto ALMA informa que as explosões de raios gama são as mais brilhantes e energéticas do Universo, capazes de produzir em poucos segundos mais energia do que a emitida pelo Sol durante toda a sua existência.
Um vídeo também foi divulgado mostrando o evento envolvendo a GRB 211106A onde a luz, que parece ter viajado aproximadamente seis ou nove bilhões de anos-luz ao longo do Universo, foi detectada pelo telescópio.
A GRB 211106A, identificada a aproximadamente 20 bilhões de anos-luz da Terra, pertence a uma subclasse de eventos conhecidos como "explosões de raios gama de curta duração".
Segundo a comunidade científica, estas explosões, que são responsáveis pela criação dos elementos mais pesados do Universo, como a platina e o ouro, são resultado de uma fusão violenta entre sistemas estelares binários contendo uma estrela de nêutrons.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала