Moscou está em contato constante com Cuba para ajudar a conter incêndio em instalação de petróleo
15:35 07.08.2022 (atualizado: 15:43 07.08.2022)
© AP Photo / Ramon EspinosaTrabalhadores do Sindicato Petrolífero de Cuba (CUPET, sigla em espanhol) observam uma enorme nuvem de fumaça que sai de uma instalação de petróleo, que pegou fogo após ser atingida por um raio, enquanto bombeiros trabalham para conter o incêndio, em Matanzas, em Cuba, em 6 de agosto de 2022
© AP Photo / Ramon Espinosa
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse, neste domingo (7), que Moscou está em contato com as autoridades cubanas em relação ao incêndio que consumiu a instalação de armazenamento de petróleo na província de Matanzas.
O fogo começou na tarde da última sexta-feira (5), quando um raio atingiu um dos tanques de petróleo. Desde então, as chamas saíram de controle e formam enormes colunas de fumaça.
O incêndio deixou ao menos 121 feridos, cinco deles em estado crítico, de acordo com o Ministério da Saúde cubano. Pelo menos uma morte foi confirmada. Segundo o Partido Comunista de Cuba, há ainda 17 bombeiros desaparecidos.
"Cuba solicitou assistência internacional em relação ao desastre que se abateu sobre o país. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia e os serviços competentes permanecem em contato constante com o lado cubano para a coordenação de ações conjuntas e prestação de assistência necessária", disse Zakharova, em comunicado.
Em nome de Moscou, a representante oficial do ministério desejou ainda "as mais sinceras palavras de apoio e profundas condolências" aos cidadãos cubanos, amigos e familiares dos feridos no acidente.
Governos da Argentina, Rússia, Venezuela, México, Nicarágua e Chile ofereceram ajuda humanitária a Cuba. Os Estados Unidos ofereceram ao governo cubano aconselhamento técnico para combater as chamas. Em sua conta no Twitter, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, agradeceu a ajuda.
Expresamos profunda gratitud a los gobiernos de México, Venezuela, Rusia, Nicaragua, Argentina y Chile, que con prontitud han ofrecido ayuda material solidaria ante esta compleja situación. También agradecemos ofrecimiento de asesoría técnica por parte de EEUU. #FuerzaMatanzas
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) August 6, 2022
Expressamos profunda gratidão aos governos de México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile, que prontamente ofereceram ajuda humanitária diante desta complexa situação. Agradecemos também a oferta de aconselhamento técnico dos EUA.
No total, o depósito tem oito enormes tanques de petróleo usados para fornecer energia elétrica. Ainda não se sabe a quantidade de petróleo queimada nem quanto está em risco, mas o incêndio vem em um momento crítico para Cuba, em meio a uma crise econômica e de falta de combustível.