Após tensão com Pelosi, delegação de congressistas dos EUA vai a Taiwan
10:12 14.08.2022 (atualizado: 10:16 14.08.2022)
© AFP 2023 / Sam YehAvião militar americano com Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a bordo, prepara aterrissagem no Aeroporto Songshan em Taipé, Taiwan, 2 de agosto de 2022
© AFP 2023 / Sam Yeh
Nos siga no
Uma delegação de congressistas dos EUA, encabeçada por Edward Markey, vai visitar Taiwan em 14-15 de agosto, comunicou no domingo (14) o Instituto Americano em Taiwan, que desempenha o papel de embaixada de fato dos EUA na ilha.
"A delegação vai visitar Taiwan em 14-15 de agosto de 2022 no âmbito da visita mais abrangente à região do Indo-Pacífico", diz a mensagem.
Salienta-se que a delegação vai se encontrar com altos funcionários taiwaneses para discutir as relações bilaterais entre os EUA e Taiwan, a segurança regional, comércio e investimento, cadeias de suprimento globais, alterações climáticas e outras questões importantes de interesse mútuo.
As relações oficiais entre o governo central da China e a sua província insular foram rompidas em 1949, depois de as forças do Kuomintang, liderado por Chiang Kai-shek, ao sofrerem a derrota na guerra civil contra o Partido Comunista da China, terem se mudado para Taiwan. Os laços informais e comerciais entre a ilha e a China continental foram recuperados apenas no fim dos anos 1980.
A situação em torno de Taiwan foi agravada após a visita recente de Nancy Pelosi, que se tornou a primeira viagem a Taiwan de um presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desde 1997. A China considera a ilha sua província e tem se oposto a quaisquer contatos dos representantes de Taipé com funcionários incumbentes, especialmente de alto nível, ou militares dos países com os quais Pequim mantém relações diplomáticas.