- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MiG-31 russo persegue avião espião britânico após violação do espaço aéreo da Rússia, diz MD

© Sputnik / Vladimir Astapkovitch / Acessar o banco de imagensCaças interceptadores MiG-31 durante parada naval em homenagem ao Dia da Marinha da Rússia, em São Petersburgo, em 31 de julho de 2022
Caças interceptadores MiG-31 durante parada naval em homenagem ao Dia da Marinha da Rússia, em São Petersburgo, em 31 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Nos siga no
Um avião de reconhecimento britânico violou a fronteira aérea da Rússia perto do cabo Svyatoy Nos, na região de Murmansk, e foi forçado a deixar o território por um interceptador MiG-31BM da Rússia, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta segunda-feira (15).

"O alvo aéreo violou a fronteira da Rússia na área do cabo Svyatoy Nos. As ações da tripulação do MiG-31BM forçaram a aeronave de reconhecimento a sair do território russo", disse o órgão em comunicado.

A aeronave foi identificada como um Boeing RC-135 da Força Aérea Real, braço aéreo das Forças Armadas do Reino Unido.
Ainda não está claro se a violação do espaço aéreo russo foi deliberada, embora o conjunto de equipamentos de precisão do RC-135, que auxiliam na coleta de informações eletrônicas e de sinalizações, reduza a probabilidade de um desvio acidental de seu curso.
O Ministério da Defesa russo não detalhou quais ações o MiG-31BM tomou para forçar a saída do intruso. O Ministério da Defesa britânico não comentou o incidente.
Su-25UB voando durante exercício na região russa de Krasnodar - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Panorama internacional
Forças russas eliminam mais de 100 mercenários em Zolochev, Ucrânia
O Reino Unido e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) realizam reconhecimento aéreo e prática de missão de ataque ao longo das fronteiras aéreas e marítimas do norte, oeste, sul e leste da Rússia regularmente.
A Força Aérea russa se mantém atenta aos movimentos e lança caças sempre que jatos, bombardeiros ou veículos aéreos não tripulados estrangeiros se aproximam de seu território.
O caso é parecido com uma provocação do ano passado envolvendo a navegação de um destróier britânico em águas russas na região da Crimeia.
Mais tarde, o jornal The New York Times revelou, com base em informações de oficiais britânicos, que o suposto incidente foi, na verdade, uma operação deliberada e planejada pelo secretário de Estado para a Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, e pelo então primeiro-ministro, Boris Johnson, com o objetivo de elevar as tensões com Moscou.
Patrulhas navais russas foram forçadas a lançar tiros de advertência contra o destróier britânico errante. A provocação de fato piorou as relações entre os dois países.
Um helicóptero Boeing CH-47F Chinook da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA transporta um veículo militar durante um exercício de demonstração na Base Aérea Mihail Kogalniceanu perto de Constanta, Romênia, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Filipinas estão negociando compra de helicópteros com EUA após desistirem de acordo com Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала