- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump: vitória do Talibã no Afeganistão foi evento mais 'humilhante' na história dos EUA

© AFP 2023 / Mohsin KarimiGuardas do Talibã (organização sob sanções da ONU por terrorismo) em um posto de controle em Herat, Afeganistão, 15 de agosto de 2022
Guardas do Talibã (organização sob sanções da ONU por terrorismo) em um posto de controle em Herat, Afeganistão, 15 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Nos siga no
O ex-presidente americano qualificou como "triste" a forma como os EUA se retiraram do Afeganistão, que diz ter incluído deixar americanos e uma grande quantidade de armas no país.
A tomada de poder no Afeganistão pelo Talibã (organização sob sanções da ONU por terrorismo) foi o evento mais humilhante na história dos EUA, afirmou nesta segunda-feira (15) Donald Trump, ex-presidente do país (2017-2021), citado pelo canal Fox News.
As declarações, que foram feitas na rede social Truth Social, no primeiro aniversário da vitória do grupo militante, condenaram a maneira da retirada do Afeganistão pelos militares americanos, realizada pela atual administração de Joe Biden.
"O desastre do Afeganistão de exatamente um ano atrás foi o evento mais embaraçoso, incompetente e humilhante da história dos Estados Unidos", disse Trump.
"Não o fato de termos saído, fui eu quem fez com que nossa contagem de soldados diminuísse para dois mil em preparação para partir, mas a maneira como saímos, tirando primeiro os militares, 13 soldados mortos (com muitos gravemente feridos), deixando muitos americanos para trás, e dando ao inimigo mais de US$ 85 bilhões [R$ 432,85 bilhões, na conversão atual] do melhor equipamento militar do mundo. Tão triste!"
Donald Trump, ex-presidente norte-americano (2017-2021), dá discurso em comício em Mendon, Illinois, EUA, 25 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2022
Panorama internacional
Trump: EUA estão 'em declínio' com Biden, país não é mais respeitado ou escutado no resto do mundo
Em agosto de 2021, durante o processo de saída das forças da OTAN, incluindo dos EUA, em conformidade com um acordo assinado em fevereiro de 2020 entre o movimento militante e Washington, o Talibã tomou rapidamente poder no Afeganistão.
A velocidade da vitória do grupo levou a um processo caótico de saída, com mortes de afegãos que tentavam partir em aviões dos EUA e ataques terroristas nas últimas semanas da retirada, além de relatos de cidadãos locais e estrangeiros, incluindo americanos, que permaneceram no país após agosto de 2021.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала