- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sérvia não precisa de bases militares estrangeiras, é país neutro, sublinha Vucic

© AFP 2023 / François WalschaertsAleksandar Vucic, presidente da Sérvia, fala durante entrevista coletiva com Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (fora da foto) na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, 17 de agosto de 2022
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, fala durante entrevista coletiva com Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (fora da foto) na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, 17 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Nos siga no
O presidente sérvio comentou as declarações sobre a possibilidade da criação de uma base militar da Rússia na Sérvia, rejeitando esse cenário.
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, disse nesta quarta-feira (17) a Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, durante uma visita a Bruxelas, Bélgica, que a Sérvia não precisa de bases militares estrangeiras por ser militarmente neutra.
"A Sérvia não precisa de uma base militar estrangeira, seja de quem for. A Sérvia é um Estado neutro do ponto de vista militar, só quer manter a paz, proteger seu céu e sua terra, seu povo e sua população, e o fará no futuro", disse o líder sérvio em uma entrevista coletiva com Stoltenberg, em resposta aos jornalistas, que lhe perguntaram se ele planejava abrir uma base militar da Rússia em território sérvio.
Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), disse anteriormente que as conversações entre Vucic e Albin Kurti, primeiro-ministro da autodeclarada república de Kosovo, estavam agendadas para quinta-feira (19) em Bruxelas. Enquanto isso, as embaixadas dos EUA em Belgrado e Pristina acolheram outra rodada de diálogo.
Militares sérvios e blindados pesados perto do povoado Rashka e do posto de controle Yarine, na fronteira administrativa entre a Sérvia central e o norte do Kosovo, 27 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Panorama internacional
'O jogo foi demasiado longe': quem está detrás do conflito no Kosovo?
Caroline Ziadé, chefe da missão da ONU em Kosovo, exortou na quarta-feira (17) as autoridades sérvias e kosovares a serem construtivas na busca de um compromisso nas próximas conversações, mediadas pela UE.
Em julho escalaram as tensões entre a Sérvia e Kosovo, que Belgrado vê como uma região separatista, depois que Pristina anunciou planos de restrição da entrada da Sérvia com documentos de identificação e placas de automóveis emitidos pela Sérvia, que deveriam ser trocados por documentos emitidos por Kosovo na fronteira.
As tensões na fronteira levaram os sérvios a criar bloqueios de estradas. As autoridades de Kosovo acabaram decidindo adiar a implementação das novas regras até 1º de setembro, na condição de que os bloqueios fossem removidos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала