- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Mídia: Ucrânia perdeu um dos seus 'aliados mais fiéis'

© AP Photo / Assessoria da Presidência da UcrâniaPrimeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, durante reunião com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em Kiev, 21 de abril de 2022
Primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, durante reunião com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em Kiev, 21 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Nos siga no
Espanha, um dos "aliados mais fiéis" da Ucrânia, virou as costas a Kiev, escreve o analista Jorge González-Gallarza em um artigo para a revista Newsweek.
O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, relembra o autor da matéria, durante sua visita a Kiev em abril, prometeu à Ucrânia uma diversificada ajuda militar, porém, a cooperação entre os dois países não deu em nada.

"A Espanha, um posto avançado da OTAN fora da frente de batalha, parece ter dominado a arte da diplomacia: empenhar-se generosamente e fazer pouco. Com aliados assim, quem precisa de inimigos?", pergunta o analista.

Conforme relata o especialista, Madri entregou a Kiev várias unidades de artilharia leve, um veículo blindado para evacuação e alguma quantidade de armas antitanque. O jornal El País, citando fontes, informou recentemente que a Espanha pretendia enviar para a Ucrânia armamento pesado, inclusive dezenas de tanques alemães Leopard 2A4.
"Dois meses depois, a ministra da Defesa espanhola recusou inteiramente discutir a proposta. A condição deplorável dos tanques, argumentou, colocaria em perigo os soldados."
Em resultado, os ucranianos, na opinião de González-Gallarza, parecem "perder a crença na Espanha".
"Na semana passada, o governo de Vladimir Zelensky anunciou que espera 20 blindados M113. Pela primeira vez, a promessa não foi mais recebida com a habitual demonstração de gratidão sincera da Ucrânia. Os M113, afinal, são veículos da década de 1970, a Espanha tem cerca de 1.000 e, de acordo com fontes internas, espera descartá-los em grande parte", diz o artigo.
A posição da Espanha deve ser uma lição para outros países que estão prontos, em palavras, a criticar publicamente a operação russa na Ucrânia, mas, na realidade, não têm motivos suficientes para apoiar realmente Kiev, resumiu o analista.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fala com membros da mídia após participar da Conferência de Revisão de 2022 das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares nas Nações Unidas em Nova York em 1º de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Panorama internacional
Apoio militar dos EUA à Ucrânia ultrapassa US$ 10 bilhões, revela Blinken
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала