- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após diversas visitas a Taiwan, Pequim acusa Washington de provocar crise em torno da ilha

© AP Photo / Andy WongBandeiras dos EUA são exibidas junto com bandeiras da China sobre um veículo em Pequim, na China, 16 de setembro de 2018
Bandeiras dos EUA são exibidas junto com bandeiras da China sobre um veículo em Pequim, na China, 16 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos criaram as tensões sobre Taiwan e agora culpam a China por uma crise política que poderia ter sido evitada, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.
"A China enfatiza que os EUA foram os primeiros a provocar e impor ao povo chinês uma crise que poderia ter sido evitada", diz o comunicado.
Ainda segundo o comunicado, Washington culpa Pequim e condena seus exercícios militares legais e transparentes.
O Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que os Estados Unidos prejudicam a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan, além de violarem flagrantemente a soberania e a integridade territorial da China.
Os treinamentos do Exército de Libertação Popular (ELP) da China não param desde o início de agosto, em resposta às visitas de delegações norte-americanas à ilha de Taiwan, que a China reivindica como parte do seu território.
Uma bandeira japonesa tremula na sede do Banco do Japão em Tóquio - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Panorama internacional
Delegação parlamentar japonesa chega a Taiwan
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan nos dias 2 e 3 de agosto. Outra delegação dos EUA, liderada pelo senador Ed Markey, esteve na ilha nos dias 14 e 15 de agosto.
As ligações entre a China e a ilha de Taiwan foram rompidas em 1949, depois que as forças do partido nacionalista Kuomintang, liderados por Chiang Kai-shek, sofreram uma derrota na guerra civil contra o Partido Comunista e se mudaram para aquele arquipélago.
As relações entre Taiwan e a China continental foram restabelecidas apenas em nível comercial e informal no final da década de 1980.
A política fundamental do governo chinês em relação a Taiwan é a reunificação pacífica sob o princípio "um país, dois sistemas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала