Submarinos russos receberão avançado revestimento de proteção antissonar, revela fonte do MD

© Sputnik / Ildus Gilyazutdinov / Acessar o banco de imagensSubmarino nuclear russo Vladimir Monomakh de classe Borei
Submarino nuclear russo Vladimir Monomakh de classe Borei - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia aprovou o cronograma de trabalhos para equipar submarinos com o novíssimo revestimento, afirmaram fontes na entidade militar ao jornal Izvestia.
Em primeiro lugar este revestimento será instalado nos submarinos estratégicos da classe Borei e nos submarinos multifuncionais Yasen, que ainda estão em construção.
É planejado que no futuro o mais recente revestimento seja fornecido a outros submarinos, quando forem submetidos a reparações programadas. Os interlocutores do jornal não revelaram a composição do revestimento.
De acordo com o ex-comandante de um submarino porta-mísseis Igor Kurdin, os primeiros navios foram construídos sem o revestimento, mas o obtiveram após a primeira modernização.
"Eles [submarinos] começaram a ser revestidos com uma borracha especial. Isso foi denominado de 'revestimento antissonar do tipo Meduza. Era considerado que ele tinha duas funções. A primeira é conter o ruído interior do submarino. A segunda é reduzir significativamente a reflexão do sonar, como se extinguisse o feixe do sonar", explicou ex-comandante.
"É evidente que a ciência avança, e o revestimento que será agora usado será mais eficaz pelas suas qualidades. Com ele será mais difícil para o inimigo detectar o ruído dos mecanismos do navio, bem como vai reduzir sua visibilidade para os sonares ativos. É claro que, em primeiro lugar, o novo revestimento deve ser instalado nas unidades de combate mais valiosas – como submarinos de mísseis da classe Borei e os navios do projeto Yasen", acrescentou Kurdin ao jornal.
Submarino nuclear russo de classe Borei (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Submarino nuclear russo Belgorod pode abrir terreno para nova Guerra Fria nos oceanos, diz analista
Anteriormente, o serviço de imprensa da Frota do Pacífico do Distrito Militar Oriental informou que esta frota russa receberá mais seis embarcações até o final de 2022, sendo elas três submarinos, dois caça-minas e uma corveta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала