- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Com 93,11% dos votos favoráveis, população de Zaporozhie aprova adesão à Rússia

© SputnikMoradores de Zaporozhie durante a reunião relativa à organização do referendo sobre a integração à Rússia, em Melitopol, em 20 de setembro de 2022
Moradores de Zaporozhie durante a reunião relativa à organização do referendo sobre a integração à Rússia, em Melitopol, em 20 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Nos siga no
Nesta terça-feira (27), a administração regional de Zaporozhie divulgou os resultados do referendo de adesão à Federação da Rússia. A população local mostrou amplo apoio à adesão, com 93,11% de votos a favor.
Poucos minutos depois do fim da contagem em Zaporozhie, a região de Kherson anunciou o término da apuração. Com 87,05% dos votos favoráveis, a população de Kherson também optou pelo ingresso à Rússia.
Em seguida, foi a vez de a República Popular de Lugansk (RPL) confirmar a apuração de 100% dos votos. Na região, o apoio à adesão à Rússia foi de 98,42%.
Mais tarde, nesta terça-feira (27), a República Popular de Donetsk (RPD) também concluiu sua apuração. Com 99,23% de apoio, a taxa de votos favoráveis superou as das demais regiões.
Quatro referendos foram realizados entre os dias 23 e 27 de setembro nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) e nas regiões de Zaporozhie e Kherson, que são controladas por militares russos. As votações já vinham sendo especuladas nas semanas anteriores pelas administrações locais.
Os referendos ocorrem em meio à operação militar especial russa, deflagrada em fevereiro após anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, do reconhecimento da independência da RPD e da RPL. Ambas as repúblicas solicitaram assistência militar à Federação da Rússia devido a violações de cessar-fogo por parte das forças ucranianas.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Dmitry Medvedev, comemorou os resultados e desejou boas-vindas às novas regiões.

"Os referendos terminaram. Os resultados são claros. Bem-vindo ao lar, à Rússia!", escreveu Medvedev nas redes sociais.

O presidente russo, Vladimir Putin, em momento de lazer no Distrito Federal da Sibéria, na Rússia, em 21 de março de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Panorama internacional
Rússia será superpotência alimentar graças à Sibéria, diz investidor ao Business Insider
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала