- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Bolsonaro 'rebatiza' programa de perdão de dívidas da Caixa

© FolhapressJair Bolsonaro participa do encontro nacional do Partido Liberal (PL), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, em 27 de março de 2022
Jair Bolsonaro participa do encontro nacional do Partido Liberal (PL), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, em 27 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Nos siga no
Em meio a campanha eleitoral, Bolsonaro anuncia o lançamento do programa Vá para o Azul, rebatizando a campanha anual Você no Azul, lançada em 2019.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento de um programa da Caixa Econômica Federal que permitirá a empresas e pessoas físicas renegociar até 90% de suas dívidas.
O anúncio do programa, batizado de Vá para o Azul, foi feito por Bolsonaro após um encontro no Palácio da Alvorada com deputados eleitos, divulgado nas redes sociais. "É um programa que, vou adiantar, ela [Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal] autorizou, é um programa que vai mexer com a vida de quatro milhões de pessoas que têm dívida na Caixa Econômica e 400 mil empresas que têm dívida na Caixa Econômica", disse Bolsonaro.
Ele acrescentou que a presidente da Caixa deve apresentar a proposta até a próxima sexta-feira (7). "O programa dela é o seguinte: quem tem dívida vai para a negociação, pode ser perdoado em até 90%", disse Bolsonaro.
Simone Tebet (MDB) vota em Campo Grande (MS), em 2 de outubro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Eleições 2022
Lula herda 92% dos votos de Tebet e Bolsonaro fica com 54% de Ciro, diz pesquisa
O programa, no entanto, não é novo e existe desde 2019, porém com outro nome, a campanha Você no Azul. Lançada pelo ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, a campanha tem edições anuais e convoca endividados a renegociar dívidas concedendo descontos entre 40% e 90%. Durante a campanha, um ônibus da Caixa percorre várias cidades do país para realizar renegociações de dívidas. Em 2021, a campanha liquidou cerca de R$ 3 bilhões em dívidas, segundo noticiado pela Agência Brasil.
O anúncio de Bolsonaro vem dias após a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar a incorporação de um programa de parcelamento de dívidas para limpar os nomes da população endividada. A proposta constava no plano de governo do presidenciável Ciro Gomes (PDT), e sua incorporação foi uma das condições do PDT para declarar apoio a Lula.
Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz uma releitura de um programa da Caixa. Em 2020, sua gestão substituiu o programa habitacional de financiamento da casa própria pela Caixa Minha Casa Minha Vida pelo Casa Verde Amarela. Já em 2021, Bolsonaro substituiu o programa de transferência de renda para a população vulnerável Bolsa Família pelo Auxílio Brasil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала