- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Assembleia Geral da ONU rejeita referendos feitos em RPD, RPL, Kherson e Zaporozhie; China se abstém

CC BY 2.0 / Flickr.com / International Maritime Organization / Sala da Assembleia Geral das Nações Unidas (imagem referencial)
Sala da Assembleia Geral das Nações Unidas (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Nos siga no
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução que não reconhece os referendos sobre a adesão das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) e das regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia.
Além de adotarem a resolução, os países ocidentais pediram a todos os Estados, organizações internacionais e estruturas especializadas que fazem parte da ONU que não reconheçam mudanças nos status das "regiões de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporozhie".
O documento também pede que Moscou retire imediatamente suas forças da Ucrânia e informa que a Rússia está sendo condenada por "organizar referendos" e por "uma tentativa de anexar" a RPD, a RPL e as duas regiões.
Fontes da Sputnik informaram que, como em outras votações da Assembleia Geral, os Estados Unidos e seus parceiros estavam persuadindo ativamente os países a apoiar o projeto de resolução ocidental.
O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Operação militar especial russa
Sessão da ONU sobre referendos é convocada para impulsionar narrativa antirrussa, diz Nebenzya
A Rússia pediu uma votação secreta sobre a resolução, o que claramente reduziria o número de países que apoiam o projeto, pois não apontaria como votou cada país. No entanto a Assembleia Geral não apoiou essa proposta.
Ao todo, 143 países votaram a favor da resolução, cinco votaram contra e 35 se abstiveram. A China se absteve de votar o projeto.

"O projeto de resolução apresentado a esta sessão especial de emergência para votação não ajudará a alcançar os objetivos mencionados acima. Portanto a delegação chinesa se absterá", disse um representante chinês à Assembleia Geral da ONU.

Referendos sobre adesão

Os referendos sobre a integração das quatro regiões ao território russo foram realizados de 23 a 27 de setembro, com todos sendo apoiados com ampla maioria de votos. Mais tarde, Vladimir Putin, presidente da Rússia, assinou leis federais ratificando a admissão dessas regiões.
O Ocidente, não reconhecendo os referendos sobre a adesão à Rússia, está mostrando dois pesos e duas medidas, como apontou o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, ao Conselho de Segurança da organização. Na ocasião, ele lembrou o reconhecimento do Kosovo.
Ao mesmo tempo, os resultados de referendos nos próprios países ocidentais são ignorados. Em 2017, 90% dos habitantes da comunidade autônoma da Catalunha votaram por sua independência da Espanha. No fim desse mesmo ano, os habitantes do Vêneto e da Lombardia, na Itália, exigiram mais autonomia de Roma em referendos.
Ação em Vladivostok em apoio aos residentes dos territórios libertados de Donbass e da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Operação militar especial russa
Líderes de Lugansk e da região de Kherson solicitam que Putin considere a adesão delas à Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала