- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Controlando apenas 10% de suas reservas de gás, Europa arrisca passar frio no inverno, avalia mídia

© Sputnik / Aleksei DanichevPlataforma de perfuração de petróleo e de queima de gás da empresa petrolífera Gazprom Neft na Rússia
Plataforma de perfuração de petróleo e de queima de gás da empresa petrolífera Gazprom Neft na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022
Nos siga no
A União Europeia (UE) tem se esforçado muito para preencher as suas reservas de gás natural para o inverno, mas a verdade pouco conveniente é que os governos europeus têm pouco ou nenhum controle sobre essas reservas.
Apenas cerca de 10% do gás nas instalações de armazenamento da Itália aos Países Baixos estão sob o controle direto de funcionários públicos através de reservas estratégicas nacionais, segundo dados compilados pela agência Bloomberg.
O resto pertence a empresas internacionais de comércio, empresas de serviços públicos no setor de energia e grupos industriais, e as empresas são livres para vender o gás a quem oferecer mais, mesmo que seja em outro país. Isso significa que a onda de frio na Alemanha poderia desencadear uma corrida ao gás em seus vizinhos e pressionar a solidariedade da Europa no processo.
Supõe-se que a rede de gás da Europa deva funcionar permitindo que fornecimentos fluam entre mercados. Enquanto houver combustível suficiente no sistema, a situação vai estar equilibrada. Mas esse sistema não tem operado em um cenário como o da crise atual.
"Os aspectos práticos do sistema nunca tinham sido testados antes", disse Graham Freedman, analista da consultoria Wood Mackenzie. "Dependerá muito da severidade deste inverno."
Navio-cisterna de GNL (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2022
Panorama internacional
China vai parar de fornecer gás liquefeito à Europa para assegurar consumo próprio, diz mídia
Se o inverno for frio, os estoques podem ficar abaixo de 10% até final de março, de acordo com Freedman. Isso poderia desencadear uma nova corrida por suprimentos antes do inverno seguinte.
Em meados de outubro, o chefe da empresa estatal russa de energia Gazprom, Aleksei Miller, disse no fórum Semana Russa de Energia que cidades europeias inteiras podem congelar durante a onda de frio do inverno no Hemisfério Norte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала