- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alemanha pressiona Sérvia a 'escolher' entre União Europeia e Rússia, diz Reuters

© AP Photo / Darko VojinovicO presidente sérvio, Aleksandar Vucic, fala durante uma entrevista coletiva após conversas com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Belgrado, Sérvia, quarta-feira, 1º de setembro. 7 de 2022
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, fala durante uma entrevista coletiva após conversas com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Belgrado, Sérvia, quarta-feira, 1º de setembro. 7 de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Nos siga no
Belgrado luta para equilibrar os laços historicamente estreitos com Moscou contra as aspirações de integração econômica e política com o Ocidente, mas após a operação russa na Ucrânia, sofre pressão ocidental para escolher um lado.
Berlim acredita que a Sérvia deve decidir em breve se quer se juntar à União Europeia ou firmar uma parceria com a Rússia: "A necessidade de uma decisão está vindo à tona em vista dos desenvolvimentos geopolíticos", disse na terça-feira (1º) um representante do governo alemão em referência ao conflito ucraniano segundo a Reuters.
Um acordo entre Belgrado e Moscou sobre cooperação reforçada foi recebido com surpresa e decepção, e não se ajustou às expectativas de que os candidatos à adesão à UE também adotassem sanções da UE contra a Rússia, disse o representante.
As declarações alemães acontecem dois dias antes de seis países dos Balcãs Ocidentais estarem programados para discutir uma cooperação mais estreita com Berlim.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma coletiva de imprensa após uma reunião em Belgrado com o chanceler russo, Sergei Lavrov, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022
Panorama internacional
Belgrado só aplicará sanções contra a Rússia em caso de 'ameaça existencial' à Sérvia, diz Vucic
Belgrado, que é candidata à adesão ao bloco europeu desde 2012, decidiu em setembro realizar consultas regulares de política externa sobre atividades bilaterais e multilaterais com a Rússia. A medida provocou duras críticas da UE. Entretanto, para o representante alemão, tem-se a impressão de que o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, estava bem ciente de sua posição pendular.
Aleksandr Grushko, vice-chanceler russo (foto de arquivo).  - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2022
Panorama internacional
Moscou diz que pressão ocidental para forçar a Sérvia a sancionar a Rússia viola lei internacional
Se decidisse liderar seu país na direção da União Europeia, contará com o apoio do governo alemão, "se ele decidir ir para o outro lado, isso terá consequências inversas", afirmou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала