Borrell estima em 8 bilhões de euros ajuda militar fornecida pela União Europeia à Ucrânia
© Sputnik / Vitali Timkiv
/ Nos siga no
A assistência militar total enviada pela União Europeia (UE) à Ucrânia já passa de € 8 bilhões (cerca de R$ 42,4 bilhões), declarou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
"Pedi aos meus oficiais militares que me fornecessem a estimativa mais precisa do montante de apoio militar da UE à Ucrânia [...] Foram entregues armamentos no valor total de pelo menos 8 bilhões de euros, tanto pela UE e quanto pelos Estados-membros ou como ajuda bilateral", disse Borrell depois de se reunir com os ministros do interior dos países-membros do bloco.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em auxílio às repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) contra os ataques cada vez mais intensos das tropas ucranianas.
Vários países condenaram a operação russa e estão apoiando Kiev com suprimentos de armas, doações financeiras, ajuda humanitária e sanções contra Moscou.
Ainda no mês de abril, a Rússia enviou notas de protesto aos países que fornecem armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer remessa de armas para Kiev se tornaria um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.