- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Míssil exibido pela Polônia foi disparado por sistema S-300 da Ucrânia, diz MD russo

© Foto / Ministério da Defesa da RússiaMíssil sendo lançado de sistema de defesa antiaérea S-300
Míssil sendo lançado de sistema de defesa antiaérea S-300 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2022
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia informou que o míssil exibido nas imagens divulgadas pela Polônia foi identificado como um projétil do sistema S-300 das forças ucranianas.
"As imagens, publicadas pela Polônia no dia 15 de novembro e feitas no povoado de Pshevoduv, foram identificadas pelos especialistas da defesa russa como sendo um míssil do complexo de mísseis de defesa antiaérea S-300 das forças ucranianas", comunicou o MD russo.
O MD russo considera as declarações sobre queda de "mísseis russos" na Polônia uma provocação contra o país.
"As declarações de diversas fontes ucranianas e autoridades estrangeiras sobre supostos 'mísseis russos' caindo no povoado de Pshevoduv são uma provocação descarada com o objetivo de agravar a situação", destacou.
O MD russo também afirmou que, durante o ataque massivo realizado na terça-feira (14), nenhum míssil teve Kiev como alvo, e que as imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram destruições provocadas por mísseis das forças ucranianas.
"Todos os danos demonstrados pelo regime de Kiev nos quarteirões residenciais da capital ucraniana são consequências diretas da queda e autodestruição de mísseis antiaéreos disparados por tropas ucranianas a partir de sistemas de defesa aérea das forças ucranianas, bem como de sistemas estrangeiros localizados no centro da cidade", informou.
De acordo com o MD russo, os ataques de terça-feira foram realizados contra alvos apenas no território ucraniano, e a uma distância de mais de 35 quilômetros da fronteira entre a Ucrânia e a Polônia.
"Queremos enfatizar que os ataques de alta precisão foram realizados apenas no território ucraniano e a uma distância de mais de 35 quilômetros da fronteira entre Polônia e Ucrânia", declarou o MD russo.
Posteriormente, o MD russo informou que na área de Kupyansk a aviação russa frustrou uma tentativa de ofensiva de três batalhões táticos ucranianos, resultando na eliminação de mais de 80 militares.
Outra ofensiva ucraniana foi frustrada na área de Stepnoe em Donetsk, onde as forças ucranianas perderam mais de 65 militares e mercenários estrangeiros.
Na área de Novoegorovka em Lugansk, uma estação de radar de produção norte-americana foi destruída, bem como um lançador múltiplo de foguetes Grad na área de Artemovka.
Enquanto isso, na área de Krasny Liman, duas tentativas de ataque contra as posições russas foram frustradas. Na ocasião, mais de 100 militares ucranianos foram mortos e feridos.
Na área de Donetsk, a Ucrânia sofreu mais um revés após ser bloqueada pelo Exército russo que dispersou as forças ucranianas, resultando na eliminação de mais de 160 combatentes.
Durante um conflito de contrabaterias na região de Carcóvia, foram eliminados dois sistemas de artilharia norte-americanos M777.
Além disso, o Exército russo destruiu uma estação de radar contrabateria AN/TPQ-50 em Lugansk.
Na região de Zaporozhie, durante um combate aéreo, caças russos abateram um helicóptero Mi-8 das forças ucranianas.
Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 333 aviões, 177 helicópteros, 2.514 drones, 388 sistemas de defesa antiaérea, 6.644 tanques e outros veículos blindados de combate, 892 lançadores múltiplos de foguetes, 3.587 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.240 veículos militares especiais, concluiu o comunicado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала