EUA buscam fontes de sistemas de dados de artilharia para Ucrânia e Taiwan, informa Pentágono
14:42 18.11.2022 (atualizado: 14:44 18.11.2022)
© AP Photo / Aaron FavilaFuzileiros navais filipinos e americanos conversam ao lado de um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) dos EUA durante um Exercício de Tiro ao Vivo de Armas Combinadas (CALFEX) como parte dos exercícios de combate anuais entre o Corpo de Fuzileiros Navais das Filipinas e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Capas, província de Tarlac, norte das Filipinas , 13 de outubro de 2022
© AP Photo / Aaron Favila
Nos siga no
Além de Kiev e Taipé, Defesa norte-americana também busca sistemas para Letônia, e lançou o comunicado para encontrar empresas que queiram entrar na concorrência.
O Pentágono está tentando identificar possíveis fontes de sistemas de dados de artilharia para usar com os sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars na Ucrânia, Letônia e Taiwan, de acordo com um aviso de contrato oficial do governo dos EUA publicado neta sexta-feira (18).
"O Comando de Contratação do Exército dos EUA [ACC, na sigla em inglês] [...] está emitindo este aviso de procura de fontes como um meio de conduzir pesquisas de mercado para identificar fontes potenciais com interesse, tecnologias da indústria disponíveis e capacidade de atender aos requisitos de vendas militares estrangeiras. [...] O objetivo desta pesquisa de mercado/fontes buscadas é identificar fontes interessadas que sejam certificadas e capazes de fornecer requisitos para Taiwan/Letônia/Ucrânia", diz o comunicado.
Os militares norte-americanos procuram fornecedores de software do Sistema Internacional de Dados Táticos de Artilharia de Campo (IFATDS, na sigla em inglês), treinamento relacionado e suporte para o sistema, acrescentou a nota.
O edital solicitava que os interessados apresentassem uma breve descrição de sua empresa e sua capacidade de atender aos requisitos, além de prometer vários prêmios através da concorrência, acrescentou o aviso.