- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Jornalista que investiga venda de armas ucranianas na Europa foge da Alemanha

© AP Photo / Efrem LukatskyMilitares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
A jornalista russa Marina G., que investiga a venda de armas ucranianas em países europeus e colabora com a mídia russa, teve que fugir da Alemanha por causa de buscas policiais, informou seu colega produtor de uma empresa de televisão independente à Sputnik nesta sexta-feira (18).
Marina mora na Rússia e na Alemanha, é casada com um cidadão alemão e possui autorização de residência.
Ela também colabora com alguns meios de comunicação russos, bem como com uma pequena empresa de televisão que faz filmes para a emissora russa RT.

"Ela participou de uma investigação para o canal RT. Nós, jornalistas independentes, estamos fazendo uma grande investigação sobre a venda de armas [recebidas do Ocidente] ucranianas. Ela estava procurando pessoas [para filmar]", disse o produtor.

Soldados da Milícia Popular de Lugansk disparam contra as posições das Forças Armadas da Ucrânia perto do povoado de Nizhnee, na República Popular de Lugansk  - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2022
Panorama internacional
União Europeia está cansada de enviar dinheiro para o 'buraco negro' ucraniano, diz coronel dos EUA
Há poucos dias, a jornalista estava hospedada na casa do marido em uma pequena cidade perto da cidade alemã de Frankfurt.

"E várias viaturas da polícia vieram até ela ontem [17]. Havia dez policiais só na casa. Eles revistaram, apreenderam todos os aparelhos. Eles deram a ela um mandado de busca e apreensão sustentado, como dizem, pela guerra", narrou o produtor.

Segundo ele, a jornalista pode ter chamado a atenção dos órgãos de segurança pública com suas declarações nas redes sociais e com o uso da letra Z, que se tornou um símbolo informal da operação especial russa na Ucrânia.

"A letra Z estava em uma das postagens há muitos meses", disse ele.

Após a busca, Marina acreditava que poderia enfrentar uma ordem de prisão, então decidiu voar com urgência da Alemanha para a Rússia via Dubai. Ela chegou em Moscou hoje (18).
Cartuchos usados por forças militares - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2022
Panorama internacional
Borrell estima em 8 bilhões de euros ajuda militar fornecida pela União Europeia à Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала