Primeira vez fora dos EUA: Japão atinge mísseis com interceptadores SM-3, diz Raytheon
17:27 21.11.2022 (atualizado: 18:24 21.11.2022)
© AP Photo / Mark WrightTeste do sistema Aegis de defesa antimíssil das Forças Armadas dos Estados Unidos em Kauai, ilha do Havaí, em 10 de dezembro de 2018
© AP Photo / Mark Wright
Nos siga no
Nesta segunda-feira (21), a Força Marítima de Autodefesa do Japão interceptou com sucesso mísseis balísticos de curto e médio alcance com interceptadores SM-3 pela primeira vez, anunciou a fabricante norte-americana de armas Raytheon.
O anúncio foi feito por meio de um comunicado, detalhando que os interceptadores usados pelos militares japoneses são dos modelos SM-3 Block IB e SM-3 Block IIA.
Conforme o comunicado, essa foi a primeira vez que qualquer serviço marítimo fora dos Estados Unidos interceptou alvos com ambas as variantes dos interceptores e também foi a primeira vez que qualquer navio japonês disparou um míssil SM-3 Block IIA.
© Sputnik / Vitaly BelousovO então ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, durante coletiva de imprensa ao lado de seu equivalente russo, Sergei Lavrov, e do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em Tóquio, em 20 de março de 2017
O então ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, durante coletiva de imprensa ao lado de seu equivalente russo, Sergei Lavrov, e do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em Tóquio, em 20 de março de 2017
© Sputnik / Vitaly Belousov
"A demonstração foi conduzida em parceria com a Agência de Defesa Antimísseis dos EUA. Ambos os tipos de interceptadores são feitos pela Raytheon Missiles & Defense, uma empresa da Raytheon Technologies", disse o comunicado.
O uso dos interceptadores é parte do teste de voo Aegis Weapon System-07, realizado no Japão. A demonstração incluiu combates com alvos de mísseis balísticos interceptadores SM-3 e um alvo aéreo subsônico de próxima geração com SM-2 Block IIIB, segundo a Raytheon.