- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PT oficializa apoio à reeleição de Lira para a presidência da Câmara

© FolhapressO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL, à esquerda), conversa com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após almoço em Brasília (DF), em 9 de novembro de 2022
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL, à esquerda), conversa com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após almoço em Brasília (DF), em 9 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Nos siga no
Decisão de apoiar Lira visa garantir governabilidade ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado Arthur Lira (PP-AL) recebeu nesta terça-feira (29) o apoio da federação que reúne PT, PV, PCdoB para sua reeleição como presidente da Câmara dos Deputados. O PSB também anunciou apoio a Lira.
Com o anúncio, as legendas se juntam ao Republicanos e ao União Brasil, que também formalizaram apoio a Lira anteriormente, garantindo ao deputado o apoio das maiores bancadas da Câmara.
Segundo o líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG), a decisão de apoiar a reeleição de Lira foi tomada em consenso pela federação.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursa durante reunião com políticos das equipes de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, em 10 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Notícias do Brasil
R$ 198 bilhões fora do teto de gastos? Analista aponta caminhos para Lula na PEC da Transição
"Nós decidimos pelo apoio à reeleição compreendendo que temos uma agenda de país, de reconstrução do Brasil, que o Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas. Entendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar a Lula governabilidade e uma base sólida", disse o deputado, segundo noticiou a CNN Brasil.
A decisão de apoiar Lira visa garantir governabilidade ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque o apoio do presidente da Câmara para a tramitação de projetos na casa é de extrema importância para o próximo governo, assim como foi para o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que também cultivava uma boa relação com Lira.
Ademais, o apoio a Lira também pode facilitar a conturbada tramitação da PEC da Transição, que a equipe de transição tenta aprovar. A PEC propõe deixar fora do teto de gastos públicos quase R$ 200 bilhões que o governo pretende destinar a áreas sociais. A proposta deve passar pela Câmara e pelo Senado, e a expectativa da equipe de transição é aprovar a PEC até 16 de dezembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала