Identificam vestígios metalúrgicos de legião romana derrotada por tribos germânicas (FOTO)
© Foto / Pixabay / FachdozentEquipamento de centuriões romanos (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / Fachdozent
Nos siga no
Pesquisadores na Alemanha identificaram a assinatura metalúrgica da 19ª Legião romana (Legio XIX) em artefatos recuperados da Batalha da Floresta de Teutoburgo em Kalkriese, Alemanha, usando um novo método de análise química.
A derrota romana por tribos germânicas na batalha que ocorreu no ano 9 d.C. foi um desastre e causou ondas de choque em todo o império. Três legiões com um total de 20.000 homens foram perdidas.
Agora os cientistas aplicaram métodos de análise química para rastrear as legiões destruídas e foram capazes de identificar a 19ª Legião em Kalkriese.
A composição característica de elementos vestigiais em um artefato pode ser identificada por análise de espectrômetro de massa de metais não ferrosos como bronze e latão. Uma vez que cada legião romana tinha seus próprios ferreiros, que trabalhavam constantemente na campanha para reparar e substituir armas e equipamentos, até mesmo as legiões que lutavam juntas tinham características químicas distintas em seus metais.
O fato de que este método pôde ser usado para vincular conclusivamente um objeto a uma legião específica é um grande avanço arqueológico. Os primeiros artefatos, moedas e munição de estilingue, foram descobertos em 1987, alimentando especulações de que o local da batalha tinha sido descoberto, escreve portal Arkeonews.
No entanto, durante décadas foi apenas uma teoria plausível. Desde então em Kalkriese foram desenterrados mais de 7.000 objetos que variam de acessórios completos de freios de cavalos ao mais antigo conjunto de armadura romana alguma vez descoberto na Alemanha.
Foram coletadas 550 amostras de artefatos metálicos não ferrosos encontrados no local. Os metais usados para reparos nas forjas do acampamento contêm elementos vestigiais em quantidades tão pequenas que as forjas romanas não os notavam, e eles não foram manipulados intencionalmente.
Metal signature of Roman 19th Legion identified at Teutoburg battle site that shook Rome in AD9 - Arkeonews https://t.co/39nYpNyk1M pic.twitter.com/mX1FcxEiWF
— doug moncur (@moncur_d) December 5, 2022
Característica metálica da 19ª Legião romana identificada no local da batalha de Teutoburgo que abalou Roma em 9 d.C.
Estes elementos introduziram-se nos metais através dos minérios originais, vários aditivos utilizados durante o processamento e aderências de ferramentas. O processamento no local fez com que as legiões desenvolvessem ao longo do tempo um padrão distinto na composição de elementos vestigiais.
"Desta forma, podemos atribuir uma característica metalúrgica específica de cada legião às legiões para quais conhecemos os locais de acampamento em que estavam estacionados", disse pesquisadora Annika Diekmann do Museu Alemão de Mineração Bochum.
Com base nisso, todos os metais não ferrosos romanos de Kalkriese foram amostrados e comparados com metais não ferrosos de inúmeros locais romanos onde é conhecido a partir de registros escritos que legiões estavam estacionadas aqui.