Desenterram na França monumento antigo que retrata deus do mar da mitologia grega (FOTO)
© Foto / Irina Kudriyavtseva / PixabayMural de teatro antigo na Turquia (imagem referencial)
© Foto / Irina Kudriyavtseva / Pixabay
Nos siga no
Durante escavações em um bairro residencial em Néris-les-Bains, na vila francesa de Auvergne, arqueólogos descobriram o que foi denominado por eles de uma "descoberta sem precedentes" para a região. Trata-se de fragmentos de um conjunto de edifícios galo-romanos, que poderiam ser de um monumento funerário.
Os trabalhos foram conduzidos por uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP, na sigla em francês). Foi ao lado deste poço que os arqueólogos descobriram uma série de artefatos que ajudaram a datar o local para o período galo-romano do século I d.C. ao século V d.C.
De acordo com os arqueólogos, entre os mais variados elementos arquitetônicos achados destaca-se um relevo curioso que tem cerca de 27 polegadas de comprimento e sete de altura e retrata Tritão, deus grego do mar, com os braços abertos, cabelos longos e tentáculos que terminam em folhas de palmeira. O que parece ser um cavalo ou um cavalo-marinho, cujas duas pernas dianteiras são visíveis, foi colocado ao lado dele.
#archéologie à Néris-les-bains en Auvergne: découverte par l'@Inrap des vestiges d'un magnifique mausolée romain décoré, du Ier/IIe siècle. A lire dans le @Le_Figaro: https://t.co/X9kIQKXGBs
— Lucius Gellius Publicola 🐺🏺🪔 (@Lucius_Gellius) January 7, 2023
Além disso, foram achados dois pedaços de um elemento escultural cônico entalhado com escamas finamente esculpidas, escreve La Montagne.
Os pesquisadores explicaram que a composição do monstro do mar era usada frequentemente em mausoléus no século I d.C. para simbolizar a viagem de pessoas abençoadas para a vida pós-morte.