Chanceler sul-africana fala do 'papel proativo' do BRICS na reconfiguração de segurança global
© AP Photo / Themba HadebeMulher passa diante de cartaz em homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela durante encontro do BRICS em Joanesburgo, na África do Sul, em 27 de julho de 2018
© AP Photo / Themba Hadebe
Nos siga no
O BRICS, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, deve desempenhar um papel importante na reconfiguração do sistema de segurança global, disse a ministra das Relações Exteriores sul-africana, Naledi Pandor.
"A situação geopolítica e a tensão no mundo indicam claramente a necessidade de pensar na criação de mecanismos para promover e fortalecer a confiança, a paz e a segurança global", disse Pandor, ao abrir uma reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
O ministro russo chegou a Pretória nesta segunda-feira (23) de manhã. De acordo com a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia Maria Zakharova, a turnê africana do chanceler russo Sergei Lavrov começou com a África do Sul.
"Acreditamos que o BRICS deve desempenhar um papel proativo nos esforços para criar esses mecanismos internacionais. Devemos ter certeza de que o BRICS se tornará parte de uma nova reconfiguração do mundo", acrescentou a chanceler.