Estrelas tempestuosas são flagradas em região colossal a 1.450 anos-luz da Terra (FOTO)
© Foto / ESA/Hubble & NASA, ESO, K. NollO Telescópio Espacial Hubble flagrou a nebulosa de reflexão NGC 1999 na constelação de Órion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra
© Foto / ESA/Hubble & NASA, ESO, K. Noll
Nos siga no
O brilho da estrela V 372 Orionis no centro da imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble é visto acompanhado de uma estrela menor no canto superior esquerdo.
Ambas as estrelas estão localizadas na Nebulosa de Órion, uma região colossal de formação estelar a aproximadamente 1.450 anos-luz da Terra.
Na imagem do Hubble podemos observar duas estrelas brilhantes com picos de difração em forma de cruz.
Enquanto isso, o plano de fundo é coberto completamente por um gás azul brilhante em torno da estrela maior, no centro e canto inferior direito, e um fino gás vermelho em outros lugares.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Bally, M. RobbertoO brilho da estrela V 372 Orionis no centro da imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble é visto acompanhado de uma estrela menor no canto superior esquerdo
O brilho da estrela V 372 Orionis no centro da imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble é visto acompanhado de uma estrela menor no canto superior esquerdo
© Foto / ESA/Hubble & NASA, J. Bally, M. Robberto
A V 372 Orionis é um tipo particular de estrela variável conhecido como Variável Órion.
Estas jovens estrelas têm "humores" tempestuosos, que são visíveis para os astrônomos com variações irregulares em seu brilho.
As Variáveis Órion são frequentemente associadas a uma neblina difusa e a V 372 Orionis segue este padrão, com o gás e a poeira da Nebulosa de Órion prevalecendo na cena.