DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Restos humanos de 11 mil anos são encontrados pela 1ª vez no norte da Inglaterra (FOTOS)

© Foto / Ludovic Slimak, CNRSArqueólogos trabalhando na caverna francesa Mandrin Grotto
Arqueólogos trabalhando na caverna francesa Mandrin Grotto - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Nos siga no
Uma equipe internacional liderada por arqueólogos da Universidade de Central Lancashire (UCLan) descobriu os primeiros restos humanos já encontrados no norte da Inglaterra. Um osso humano e um fragmento de concha de pervinca desenterrados na Heaning Wood Bone Cave foram analisados e datados em cerca de 11.000 anos de idade.
Rick Peterson, da UCLan, e a estudante de doutorado Keziah Warburton examinaram os restos humanos e artefatos pré-históricos escavados na Grande Urswick de Cumbria pelo arqueólogo local Martin Stables.

"Esta é uma descoberta fantástica! Temos o prazer de confirmar que a descoberta inacreditável de Martin remonta a cerca de 11.000 anos atrás e nos dá evidências claras de enterros mesolíticos no norte. Isso é particularmente emocionante, pois estas são algumas das primeiras datas para a atividade humana na Grã-Bretanha após o final da última Idade do Gelo", disse o dr. Peterson, arqueólogo.

A equipe da UCLan conseguiu provar que pelo menos oito pessoas diferentes foram enterradas na caverna. Apesar da condição fragmentada dos restos humanos, os artefatos que os acompanham tornam provável que estes fossem todos enterros deliberados.
Uma equipe internacional de arqueólogos da Universidade de Central Lancashire (UCLan) descobriu restos humanos de 11.000 anos na caverna Heaning Wood Bone em Cumbria, Inglaterra.
O dr. Chris Jazwa e seus colegas da Universidade de Nevada, Reno, juntamente com acadêmicos da Universidade Estadual da Pensilvânia, foram capazes de datar sete enterros diferentes no local.
Como resultado: essa caverna foi usada para enterros em três períodos diferentes no passado pré-histórico: cerca de 4.000 anos atrás no início da Idade do Bronze; aproximadamente 5.500 anos atrás no início do Neolítico; e cerca de 11.000 anos atrás durante a parte inicial do período Mesolítico.
Eles descobriram uma data em uma das contas de concha que mostrou que tinha cerca de 11.000 anos de idade e era provável que tivesse usada durante um enterro.
Isso é incrível! Os restos humanos mais antigos já encontrados no norte da Inglaterra foram desenterrados em Grande Urswick. Acredita-se que tenham 11.000 anos! Mais de @UCLan ao vivo com @Mike_Zeller1 esta manhã
"Eu nunca esperei nada como a conexão mesolítica precoce em meus sonhos mais loucos. Depois de seis anos escavando, tudo acabou em um lugar aonde eu nunca esperava chegar", disse Martin.
Antes dessa descoberta, o "mais antigo nortenho" era um enterramento de 10.000 anos na Caverna do Banco de Kent, descoberto em 2013.

"Enterros em cavernas como este são bem conhecidos de alguns períodos da pré-história britânica e os enterros de Heaning Wood são uma adição importante ao nosso conhecimento das práticas funerárias [...] mostra como as pessoas reocuparam a terra, o quão importante foi toda a Grã-Bretanha para este processo", acrescentou Rick.

A pesquisa no local continua, com um estudo detalhado do que aconteceu com cada indivíduo, depois que eles foram colocados na caverna, ainda em andamento.
Fosso defensivo de 1.000 anos encontrado em Israel - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Ciência e sociedade
Marca de mão misteriosa é encontrada em fosso defensivo de 1.000 anos em Israel (FOTO, VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала