Rússia vai ajudar Venezuela com treinamento de pessoal aeronáutico civil
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky / Acessar o banco de imagensAvião de passageiros (imagem de referência)
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
/ Nos siga no
A Universidade de Samara, na província russa de mesmo nome localizada na região do Volga, vai ajudar a Venezuela na formação de pessoal aeronáutico civil.
Um acordo preliminar sobre o assunto foi alcançado durante uma visita de representantes do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) e do Instituto Universitário de Aeronáutica Civil (IUAC) à Universidade de Samara S.P. Korolev.
Inúmeros estudantes da América Latina, incluindo venezuelanos, se formaram ou continuam estudando na Universidade de Samara, que "poderiam participar da implementação de muitos projetos no âmbito do futuro acordo", segundo o vice-reitor Andrei Prokofiev.
A execução de projetos específicos, precisou, vai ficar a cargo do Instituto de Foguetes e Engenharia Espacial e do Instituto de Informática e Cibernética.
O gerente geral de Gestão Humana do INAC, general de brigada Rubén Barreto, destacou que a Venezuela está tentando promover o desenvolvimento de sua aeronáutica civil, e que a vasta experiência da Universidade de Samara pode ser muito útil para a formação e atualização profissional.
"Gostaríamos de assinar um acordo de cooperação com a Universidade de Samara para treinar nossos alunos e especialistas aqui, realizar intercâmbios educacionais e programas de treinamento", disse ele.
A diretora da IUAC, Doris Suárez, destacou entre os ramos que mais interessam à Venezuela o desenvolvimento de equipamentos e componentes aeronáuticos, manutenção de aeronaves, materiais compósitos, robótica, aviônicos e fabricação de veículos aéreos não tripulados.