UE fecha acordo para 10º pacote de sanções contra Rússia
18:51 24.02.2023 (atualizado: 19:07 24.02.2023)
© AFP 2023 / John ThysBandeiras da União Europeia (UE) junto à sede do bloco, em Bruxelas, na Bélgica, em 8 de setembro de 2022 (foto de arquivo)
© AFP 2023 / John Thys
Nos siga no
Os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para o novo pacote de sanções contra a Rússia, nesta sexta-feira (24), após três dias de negociações, informou a Presidência sueca do Conselho da UE.
"Hoje, a UE aprovou o 10º pacote de sanções à Rússia", revelou a Presidência sueca em sua conta oficial no Twitter.
Segundo o órgão, este pacote contém "as sanções mais fortes e abrangentes" já impostas pelos Estados-membros da UE.
As sanções incluem restrições de exportação mais rígidas em relação ao uso de tecnologia de dupla utilização, com fins civis e militares.
A medida também atinge indivíduos e entidades que estariam supostamente fornecendo drones à Rússia e divulgando "desinformações", nas palavras da Presidência sueca.
It’s one year since Russia’s brutal and illegal invasion of Ukraine.
— Swedish Presidency of the Council of the EU (@sweden2023eu) February 24, 2023
Today, the EU approved the 10th package of Russian sanctions.
The package includes e.g.:
- Tighter export restrictions regarding dual-use and technology
(1/3)
Faz um ano desde a invasão brutal e ilegal da Rússia na Ucrânia. Hoje, a UE aprovou o 10º pacote de sanções contra a Rússia. O pacote inclui, por exemplo: Restrições de exportação mais rígidas em relação ao uso de tecnologia de dupla utilização.
Together, the EU Member States have imposed the most forceful and far-reaching sanctions ever to help Ukraine win the war.
— Swedish Presidency of the Council of the EU (@sweden2023eu) February 24, 2023
The EU stands united with Ukraine and the Ukrainian people. We will keep supporting Ukraine, for as long as it takes.
(3/3)
Medidas restritas direcionadas contra indivíduos e entidades que apoiam a guerra, espalhando propaganda ou entregando drones usados pela Rússia na guerra. Medidas contra a desinformação russa. Juntos, os Estados-Membros da UE impuseram as sanções mais fortes e abrangentes até aqui para ajudar a Ucrânia a vencer a guerra. A UE está unida à Ucrânia e ao povo ucraniano. Continuaremos apoiando a Ucrânia, pelo tempo que for necessário.