Lula propõe programa de incentivo à produção e regularização de terras indígenas (FOTO)
15:50 13.03.2023 (atualizado: 18:09 13.03.2023)
© AP Photo / Eraldo PeresO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sorri durante uma reunião com membros do Congresso no Palácio do Planalto, o gabinete do presidente, em Brasília, Brasil, 11 de janeiro de 2023
© AP Photo / Eraldo Peres
Nos siga no
O presidente Lula da Silva esteve em Roraima para 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas e pediu que se pense em um programa que fomente a produção agrícola e legalize as terras dos povos indígenas, nesta segunda-feira (13).
Em Raposa Serra do Sol, para a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.
— Lula (@LulaOficial) March 13, 2023
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/lluPvm8Ian
"Vamos pensar um programa de produção agrícola para incentivar a produção indígena na terra. E vamos legalizar as terras que estão com documentos prontos, para cuidarmos de um bem precioso para a gente", afirmou o presidente no Twitter.
Lula sustentou que a sociedade brasileira está "tomando consciência" de que os indígenas não estão ocupando terras, muito pelo contrário. De acordo com ele, os povos indígenas ocupam apenas 14% de um território nacional que já foi totalmente deles.
"Na medida que os indígenas tenham um incentivo para produzir, produzirão como qualquer pessoa que vive da terra. Vamos voltar para Brasília e conversar com ministros, porque se temos dinheiro para financiar a agricultura, por que não existe dinheiro para indígenas na plantação?", questionou.
O presidente participou nesta segunda-feira da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol.