- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-analista da CIA adverte Biden sobre 'armadilha que ameaça os EUA na Ucrânia'

© AP Photo / Evan VucciO presidente Joe Biden fala sobre o alívio da dívida de empréstimos estudantis na Delaware State University, 21 de outubro de 2022
O presidente Joe Biden fala sobre o alívio da dívida de empréstimos estudantis na Delaware State University, 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
Há sinais que indicam que o presidente dos EUA Joe Biden corre o risco de cair em uma armadilha na Ucrânia, o que poderia abalar a posição de Washington na arena internacional, escreveu George Beebe, ex-analista-chefe da CIA para a Rússia em um artigo no Responsible Statecraft.
"Há três fatores importantes que determinam as perspectivas do conflito na Ucrânia. Cada um deles influencia os outros e os complementa. Juntos, eles podem criar uma dinâmica que limitará significativamente a capacidade de Biden de direcionar os eventos para os resultados desejados", disse especialista.
Como primeiro fator, o autor aponta o desenvolvimento dos eventos no campo de batalha. Segundo ele, as Forças Armadas ucranianas estão à beira de uma "derrota significativa" perto de Artyomovsk, o que põe em causa a continuação da campanha ucraniana.
Um buraco é visto na estrada da ponte após um recente bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, na República Popular de Donetsk (RPD) - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2023
Operação militar especial russa
Casa Branca consideraria 'inaceitável' qualquer cessar-fogo na Ucrânia após visita de Xi à Rússia
Outro fator importante é a política interna dos Estados Unidos, disse Beebe.
"No decorrer dos últimos meses a opinião pública sobre o conflito está se tornando cada vez mais polarizada, com os republicanos questionando cada vez mais os objetivos militares dos EUA e o apoio americano à Ucrânia", explicou ele.
O ex-analista da CIA também expressou preocupações quanto à possibilidade de a China mediar o conflito na Ucrânia, o que prejudicaria a credibilidade dos EUA na arena internacional.

"Ainda não é tarde para a administração Biden encontrar uma saída para esta potencial armadilha, acelerando as negociações com a Rússia […] Mas já se pode dizer que a janela de oportunidade para a diplomacia dos EUA está sob ameaça de estreitamento", concluiu Beebe.

Moscou tem repetidamente indicado que está pronta para negociações, mas Kiev aprovou uma lei que proíbe as negociações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала