- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Yonhap: ministro sul-coreano vê progresso da Coreia do Norte na miniaturização de armas nucleares

© Foto / KCNAMíssil balístico intercontinental Hwasong-17 da Coreia do Norte
Míssil balístico intercontinental Hwasong-17 da Coreia do Norte  - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Nos siga no
A Coreia do Norte fez progressos significativos na miniaturização de ogivas nucleares e no desenvolvimento de armas nucleares em geral, escreveu a agência de notícias Yonhap, citando o ministro da Defesa sul-coreano Lee Jong-sup.
Comentando sobre se a Coreia do Norte tem a tecnologia para miniaturizar uma ogiva nuclear e montá-la em armas táticas, o ministro sul-coreano disse que Pyongyang "fez progressos significativos".
"Não acreditamos que seja possível que a Coreia do Norte tenha declarado a instalação de uma ogiva nuclear em vários sistemas de armas táticas guiadas, mas a Coreia do Sul e os EUA estão analisando tal possibilidade", disse Lee Jong-sup em uma reunião do comitê de defesa nacional no parlamento da Coreia do Sul.
As armas nucleares da RPDC atingiram um "nível significativo" de desenvolvimento, ressaltou a autoridade sul-coreana.
Recentemente, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) que caiu a leste da península coreana, o primeiro disparado em cerca de um mês.
A RPDC disse que seu míssil tático foi lançado do condado de Cholsan, província de Pyongan do Norte, voou 800 quilômetros a uma altitude de 800 metros e explodiu sobre um local designado no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
Bombardeiro B-52 da Força Aérea dos EUA sobrevoa o Campo de Treinamento em Pabrade, Lituânia, durante exercício militar da OTAN, 60 quilômetros ao norte da capital Vilnius, 16 de junho de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2023
EUA enviam bombardeiro nuclear à Coreia do Sul para 'alertar' norte-coreanos
O líder norte-coreano Kim Jong-un disse em janeiro que os novos lançadores múltiplos de foguetes de grande porte da Coreia do Norte, de 600 mm de calibre, eram capazes de transportar armas nucleares táticas.
Por sua vez, Pyongyang confirmou o lançamento do míssil Hwasong-17, que chamou de "poderoso aviso" em meio aos exercícios "provocativos e agressivos" em larga escala da Coreia do Sul e dos EUA.
Recentemente, Washington iniciou as manobras Freedom Shield, uma simulação computadorizada de cenários "realistas" que preveem cenários de ameaça nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, enquanto na segunda-feira (20) começaram os exercícios Warrior Shield.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала