Militares ucranianos acidentalmente arrancam torre de tanque Leopard 2 na Polônia (FOTOS)
© Foto / Twitter / @clashreportLeopard 2 com a torre arrancada após um acidente durante o treinamento de tanquistas ucranianos no oeste da Polônia
© Foto / Twitter / @clashreport
Nos siga no
A OTAN se comprometeu a enviar dois batalhões de tanques de terceira geração para a Ucrânia. Por sua vez, as forças russas afirmaram que vão responder aos blindados ocidentais com unidades especializadas de caça de tanques.
Um tanque Leopard 2A4 suposto para ser enviado à Ucrânia parece ter sofrido danos consideráveis em um campo de treinamento polonês antes de ter a chance de chegar ao front.
Falando sobre o acidente, o oficial de reserva do Exército da Polônia Piotr Pavelka disse que os tanquistas ucranianos "simplesmente foram um contra o outro" durante as manobras.
"Provavelmente aconteceu o seguinte: um tanque foi para cima do outro, colidiu em sua blindagem e bateu na torre, simplesmente arrancando a torre do casco", disse Pavelka.
O oficial postou as imagens do tanque danificado no Twitter, que também apareceram em outros lugares on-line.
© Foto / Twitter / @clashreportLeopard 2 com a torre arrancada após um acidente durante o treinamento de tanquistas ucranianos no oeste da Polônia
Leopard 2 com a torre arrancada após um acidente durante o treinamento de tanquistas ucranianos no oeste da Polônia
© Foto / Twitter / @clashreport
"Eu vou ser honesto, não me lembro de alguma vez ter visto um manejo de veículos tão desajeitado em nenhum lugar", acrescentou Pavelka.
Oficiais militares ucranianos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ainda não comentaram o incidente.
Entretanto, a mídia de defesa polonesa recebeu a confirmação das Forças Armadas da Polônia de que o incidente havia acontecido, indicando que ele ocorreu em 14 de abril no Centro de Treinamento Leopard sob a 10ª Brigada de Cavalaria Blindada em Swietoszow, oeste da Polônia.
Aponta-se que os tanquistas que operavam Leopard 2 não ficaram feridos no incidente, e o tanque danificado foi transportado para uma instalação de reparo, onde será inspecionado e possivelmente devolvido ao serviço.