Dois grandes esconderijos vikings do século X são desenterrados na Dinamarca (FOTOS)
CC BY-SA 3.0 / Museu Nacional da Dinamarca / Os capacetes de Vikso, Dinamarca, de chifres elaborados, têm sido associados com os vikings medievais. No entanto, um novo estudo fixa sua proveniência em 900 a.C., mais de um milénio antes do surgimento dos vikings
Nos siga no
Os achados foram feitos perto da fortaleza viking Fyrkat, que o lendário governante dinamarquês Harald Bluetooth ergueu no final do século X.
Dois tesouros vikings compreendem várias centenas de moedas e outros objetos de valor e foram encontrados em um campo perto de Hobro, na parte norte da península da Jutlândia, na Dinamarca. O saque pode ser rastreado até o século X, quando o lendário governante Harald Bluetooth construiu a fortaleza viking Fyrkat.
Arkæologer gør »megaspændende« fund på mark ved Hobro Det er især vikingebebyggelserne i nærheden af de to fundne vikingeskatte, som interesserer arkæologerne. https://t.co/R0bivYxjYV
— KulturNyt (@KulturNyt) April 19, 2023
Os tesouros foram desenterrados a meio caminho entre Hobro e a fortaleza. Os itens do tesouro foram espalhados por uma área maior por causa da agricultura moderna.
Ao todo, aproximadamente 300 itens que vão desde moedas a joias foram encontrados, excedendo as esperanças mais brilhantes dos arqueólogos. As moedas eram principalmente dinamarquesas, alemãs e árabes, refletindo o escopo das façanhas dos vikings.
Dezenas de moedas estão bem preservadas, mas outras foram cortadas em pedaços menores, já que os vikings usavam prata como meio de pagamento. Algumas das moedas são marcadas com uma cruz, indicando que Harald Bluetooth tentou espalhar o cristianismo entre sua população.
Go Denmark! 🥳🇩🇰
— Ny Björn Gustafsson (@NyBjornG) April 19, 2023
(remains of two 10th C silver hoards, including insular (scrapped) objects and Harald Bluetooth-coins, recovered at Hobro on northeastern Jutland)https://t.co/Wn7IAK2ODJ
(📷: Nordjyske Museer) pic.twitter.com/hOfF5fEiKs
Vai Dinamarca! (restos de dois tesouros do século X, incluindo objetos insulares (sucateados) e moedas de Harald Bluetooth, são recuperados em Hobro, no nordeste da Jutlândia)
"Há coisas dessa descoberta que eu nunca vi antes e que nunca foram encontradas na Dinamarca antes", disse o inspetor Torben Trier Christiansen, do museu da Jutlândia do Norte, à mídia dinamarquesa.
"É um achado absolutamente fantástico. Esse é sempre um caso quando você encontra tesouros da Era Viking, mas esse tesouro é muito especial porque contém algumas peças especiais, e em um lugar que não estivemos antes."
Embora as escavações tenham sido realizadas por arqueólogos do Museu da Jutlândia do Norte, os achados iniciais foram feitos por amadores locais que neste inverno europeu conseguiram desenterrar um pedaço de prata, um meio dirham e uma parte de um fecho de prata, o que sugeriu um estoque maior enterrado nas proximidades.
Christiansen descreveu o resgate dos itens de uma deterioração posterior do arado como uma "operação de resgate". Como o tesouro foi encontrado a apenas oito quilômetros de Fyrkat, Christiansen disse que o tesouro está "obviamente" conectado ao castelo.
O arqueólogo acredita que não há dúvida de que aqueles que fizeram o tesouro estavam sujeitos ao castelo e Harald Bluetooth, e está ansioso para mergulhar nessa parte da história. O Museu da Jutlândia do Norte já recebeu um subsídio para novas investigações, à medida que mais sinais de habitações foram encontrados.
Christiansen disse que tinha esperança de encontrar os restos de um grande salão dos vikings.
Harald Gormsson, rei viking do século X, também conhecido como Harald Bluetooth (Dente Azul), introduziu o cristianismo na Dinamarca. O apelido do rei foi derivado do fato de Harald Gormsson ter um dente morto da cor azul, mas hoje em dia o nome é conhecido pela tecnologia sem fio Bluetooth inventada pela companhia sueca Ericsson. A empresa designou assim a tecnologia depois da habilidade do rei de reunir a Escandinávia antiga.