- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Possível pacto militar entre EUA e Finlândia 'é sinal alarmante' para Rússia, diz especialista

CC0 / U.S. Department of Defense Current Photos / 170427-M-CD121-0070Fuzileiros navais dos EUA aguardam a partida durante o exercício final (FINEX) como parte do Curso de Instrutores de Armas e Táticas, perto de Yuma, Arizona, 27 de abril de 2017
Fuzileiros navais dos EUA aguardam a partida durante o exercício final (FINEX) como parte do Curso de Instrutores de Armas e Táticas, perto de Yuma, Arizona, 27 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
O acordo militar que os Estados Unidos estão negociando com a Finlândia é um sinal alarmante para a Rússia, disse o especialista do proeminente Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais, Vladimir Olenchenko.
"É um sinal alarmante para o nosso país que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] e a infraestrutura militar estejam estacionadas quase permanentemente em nossas fronteiras", disse Olenchenko à Sputnik.
Na segunda-feira (1º), o Ministério das Relações Exteriores finlandês informou que o pacto que o país está negociando com os EUA vai permitir ao Pentágono enviar suas tropas e armazenar "material" no território da nação nórdica que faz fronteira com a Rússia.
Olenchenko enfatizou que, "do ponto de vista político, isso mostra mais uma vez que a entrada da Finlândia na OTAN foi conjuntural e foi materializada pela atual liderança política, mas não pela direção da própria Finlândia como país".
A OTAN, bloco militar liderado pelos Estados Unidos, incorporou a Finlândia no início de abril deste ano em uma nova expansão rumo às fronteiras da Rússia. O especialista observou que os norte-americanos sempre tiveram a intenção de posicionar suas tropas na fronteira entre a Finlândia e a Rússia de mais de 1.200 quilômetros.
Entre as possíveis respostas da Rússia, o especialista indicou que blindar a fronteira para repelir possíveis agressões dos Estados Unidos vai ser uma medida a se considerar.
A presença dos Estados Unidos na Finlândia, enfatizou, desestabiliza a região do mar Báltico. A Finlândia anunciou em setembro de 2022 negociações com os EUA para determinar o status das tropas norte-americanas antes de um possível destacamento no país.
Soldado da Finlândia durante exercícios militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) BALTOPS 2015, na Polônia, em 17 de junho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Finlândia negocia acordo para abrigar bases militares e armamentos dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала