Mídia: Japão e França querem desenvolver reatores nucleares de nêutrons rápidos juntos
© AP Photo / Hiro KomaeA usina nuclear de Fukushima Daiichi fica nas cidades costeiras de Okuma e Futaba, vista do porto de pesca de Ukedo na cidade de Namie, nordeste do Japão, quarta-feira, 2 de março de 2022
© AP Photo / Hiro Komae
Nos siga no
O Japão e a França planejam assinar um acordo de cooperação no campo de energia nuclear, em particular, para o desenvolvimento de reatores nucleares de nêutrons rápidos, bem como para a criação de uma cadeia de fornecimento de energia nuclear, incluindo combustível nuclear, escreve a publicação do jornal Sankei Shimbun.
O documento deve ser assinado em Paris nesta quarta-feira (3) durante a reunião do ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nishimura, com a ministra da Transformação Energética da França, Agnes Pannier-Runacher.
O jornal observa que o acordo de cooperação pode conter um chamado plano de ação para a cooperação entre os dois países no campo da pesquisa e desenvolvimento de novos reatores de nêutrons rápidos, operação de longo prazo de reatores nucleares, bem como a criação de uma cadeia de fornecimento de energia nuclear, incluindo combustível nuclear e peças.
Além disso, existe a possibilidade de no documento incluir disposições para reforçar os recursos humanos e tecnológicos e o apoio técnico.
De acordo com o jornal Sankei, Nishimura pretende anunciar que o Japão alocará cerca de US$ 337 milhões (R$ 1,69 bilhão) nos próximos três anos, começando com o ano fiscal atual (1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024), para desenvolver reatores nucleares de nêutrons rápidos, onde menos resíduos nucleares são gerados.