Antiga escultura da divindade da morte e oferendas são encontradas no México (FOTOS)
© Foto / Centro INAH CampecheArqueólogos descobrem uma notável representação do deus K'awiil em escavações do Trecho 7 do Trem Maia
© Foto / Centro INAH Campeche
Nos siga no
O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México anunciou a descoberta de uma escultura pré-hispânica de pedra representando a divindade da morte durantes a construção do Trecho 7 do Trem Maia.
Os especialistas acreditam que a escultura corresponda ao período Clássico Distante (200 a 600 d.C.).
"É uma figura que apela a motivos mortuários e estaria ligada com uma divindade da morte", afirmou o diretor do INAH, Diego Prieto.
A figura em calcário, de 25 centímetros de altura, representa um ser descarnado, em posição sentada e com uma modificação craniana.
La escultura se denominó como una deidad de la muerte, la cual presenta una posición sedente, deformación craneal tabular erecta, un antifaz de cráneo, nariguera y cuenta con restos de pigmento rojo. Conoce los detalles de este increíble hallazgo: #PatrimonioINAH pic.twitter.com/zKAwaC3b1z
— INAHmx (@INAHmx) June 19, 2023
A escultura foi designada divindade da morte, apresenta uma posição sentada, tem uma deformação craniana tabular ereta, uma máscara de crânio, um anel no nariz e restos de pigmento vermelho.
Além disso, ela possui um avantajado nariz, um detalhe no crânio, além de restos de pigmentos avermelhados.