Acabar com vínculos econômicos com a China seria 'estupidez' dos EUA, diz diretor da CIA
03:50 02.07.2023 (atualizado: 05:20 02.07.2023)
© AP Photo / Andy WongUma bandeira americana é hasteada ao lado do emblema nacional chinês durante uma cerimônia de boas-vindas à visita do presidente dos EUA Donald Trump fora do Grande Salão do Povo em Pequim, 9 de novembro de 2017.
© AP Photo / Andy Wong
Nos siga no
William Burns, diretor da CIA, acredita que, no mundo atual, nenhum país quer estar à mercê apenas de um "cartel" para obter minerais e tecnologias críticas.
Visto que a China tem cada vez mais poder econômico, diplomático, militar e tecnológico, desvincular-se da economia chinesa seria algo "estúpido" para os EUA, declarou o diretor da CIA.
Burns também afirmou que a China é o "único país que tem a intenção de remodelar a ordem internacional, bem como um poder econômico, diplomático, militar e tecnológico cada vez maior para fazer isso".
"No mundo atual, nenhum país quer ficar à mercê de um único país" para obter minerais e tecnologias críticas", observou.
Segundo Burns, a resposta para essa situação não é se desvincular de uma economia como a da China, o que seria algo estúpido, mas sim reduzir sensatamente os riscos e a diversificação para assegurar as cadeias de abastecimento e proteção da vantagem tecnológica, bem como o investimento na capacidade industrial dos EUA.