Le Pen critica presidente Macron por prometer mísseis de longo alcance à Ucrânia, diz mídia
© Sputnik / Kristina AfanasievaA política francesa de extrema direita e líder do partido Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen
© Sputnik / Kristina Afanasieva
Nos siga no
Marine Le Pen, ex-presidente do partido de direita francês Rassemblement National (Reagrupamento Nacional) e atual presidente de sua bancada parlamentar, disse que o presidente francês foi "irresponsável" ao prometer mísseis de longo alcance para a Ucrânia.
"Não entendo por que Emmanuel Macron não está integralmente focado na organização de uma conferência de paz para pôr fim a este [conflito]", disse Le Pen, segundo a mídia francesa.
A líder do Rassemblement National na câmara baixa do parlamento falou à imprensa ainda na quarta-feira (12) durante uma viagem à cidade de Beauvais, ao norte de Paris, atingida por tumultos.
Ela alertou que um ataque "a um terceiro país pode desencadear uma Terceira Guerra Mundial [...]. Não sabemos como um terceiro país reagiria se fosse atingido por uma arma fornecida pela França".
A decisão de Macron de fornecer à Ucrânia mísseis SCALP, o equivalente francês dos Storm Shadows do Reino Unido, provocou uma forte reação de ambos os lados do corredor político na França. Os republicanos de direita o classificaram como uma escalada, enquanto o esquerdista La France Insoumise (França Insubmissa) alertou sobre um possível conflito direto com a Rússia.