DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos revelam razão pela qual Netuno poderia ter perdido quase todas suas nuvens (FOTOS)

© Foto / Pixabay / WikiImagesImagem de Netuno
Imagem de Netuno - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
Nos siga no
Nos últimos anos, o oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno, perdeu quase todas as suas nuvens. Embora a causa seja desconhecida, os cientistas consideram que pode ser devido à influência da atividade do Sol, segundo uma pesquisa recentemente publicada na revista científica Icarus.
A descoberta é o resultado de três décadas de observação do gigante gasoso a partir de imagens feitas com a ajuda do telescópio espacial Hubble da NASA e do Observatório Keck do Havaí, bem como de dados do Observatório Lick da Califórnia, Estados Unidos.
Basicamente, depois de observar as imagens do planeta tiradas entre os anos 1994 e 2022, a equipe notou um padrão estranho a partir de 2019. Em torno das latitudes médias do planeta, a cobertura de nuvens parecia começar a desaparecer. Posteriormente, todas as evidências de nuvens desapareceram totalmente, escreve Space.com.
© Foto / Twitter / @keckobservatoryOitavo planeta do Sistema Solar, Netuno, está perdendo suas nuvens
Oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno, está perdendo suas nuvens - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
Oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno, está perdendo suas nuvens

"Fiquei surpresa com a rapidez com que as nuvens desapareceram em Netuno. Essencialmente, assistimos à queda da atividade das nuvens em poucos meses", disse em comunicado Imke de Pater, professora emérita de astronomia da Universidade da Califórnia em Berkeley e autor sênior do estudo.

Intrigados com esta descoberta, a professora e outros pesquisadores decidiram ir mais fundo, e apresentaram uma explicação bastante fascinante. De acordo com os cientistas, as nuvens de Netuno podem estar inextricavelmente ligadas à maneira como nosso Sol se comporta durante seu ciclo de atividade de 11 anos. Netuno poderia estar passando por este ciclo de 11 anos com um desfasamento de dois anos.
Quase todas as nuvens em Netuno desapareceram pela primeira vez em três décadas.
Desta forma, eles consideram que durante a maior atividade solar mais nuvens se formam, enquanto se a atividade do Sol for menor, a superfície de Netuno fica mais limpa.
"Nossas descobertas apoiam a teoria de que os raios ultravioletas (UV) do Sol, quando suficientemente fortes, podem desencadear uma reação fotoquímica que produz nuvens em Netuno", disse Pater.
Contudo, os pesquisadores desconhecem quando o megaplaneta recuperará suas nuvens. Assim, por enquanto, continuarão observando.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала