Geladeira romana antiga desenterrada na Bulgária com vinho e ossos de animais ainda dentro (FOTOS)
08:35 19.09.2023 (atualizado: 08:36 19.09.2023)
© Foto / Universidade de Varsóvia/Krzysztof NarlochGeladeira romana antiga desenterrada na Bulgária
Nos siga no
Ao escavar um antigo acampamento militar romano na Bulgária, os arqueólogos da Universidade de Varsóvia desenterraram um achado raro, e relacionável – uma geladeira abastecida.
Arqueólogos estavam escavando as ruínas de Novae, uma fortaleza militar da era romana, quando descobriram tubos de água de chumbo e cerâmica, diz o comunicado da Universidade de Varsóvia.
Novae foi construída para tropas romanas no século I d.C. como uma base permanente no baixo rio Danúbio. O acampamento abrigou recrutas militares italianos até meados do século V.
Ao lado dos canos de chumbo, eles encontraram uma antiga "geladeira", uma unidade de armazenamento de alimentos feita com placas de cerâmica, disse o arqueólogo principal Piotr Dyczek.
© Foto / Universidade de Varsóvia/Krzysztof NarlochGeladeira romana antiga desenterrada na Bulgária
Geladeira romana antiga desenterrada na Bulgária
"A descoberta de tais 'refrigeradores' é rara, porque eles raramente sobrevivem a reconstruções de edifícios", apontou Dyczek.
Escavações em Novae, de acordo com comunicado, também descobriram ruínas de um quartel de madeira ligado às primeiras tropas romanas permanentemente estacionadas no campo, o mais antigo poço conhecido do campo e uma fornalha do século IV.
© Foto / Universidade de Varsóvia/Krzysztof NarlochUtensílios encontrados na antiga geladeira romana
Utensílios encontrados na antiga geladeira romana
Além disso, pesquisadores também desenterraram um raro conjunto de vasos para beber vinho com uma coloração preta e um pequeno pingente de prata na forma de um rato detalhado. As fotos mostram estes artefatos.
© Foto / Universidade de Varsóvia/Krzysztof NarlochPingente de rato, desenterrada na Bulgária
Pingente de rato, desenterrada na Bulgária