- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ações de Israel em Gaza vão além da autodefesa, os lados devem cessar fogo, diz Pequim

© AP Photo / Hatem OmarPalestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008
Palestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Nos siga no
As ações das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza "vão além da autodefesa", disse no domingo (15) o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi. Ele pediu às autoridades e aos militares israelenses que abandonem a "punição coletiva" dos palestinos que vivem na Faixa de Gaza.
"A China se opõe e condena todas as ações que prejudicam os civis, pois elas vão contra a consciência humana e violam as normas básicas do direito internacional", disse Wang Yi durante conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores saudita, Faisal bin Farhan Al Saud.
Israel deve evitar uma escalada ainda maior do conflito militar e iniciar imediatamente negociações de paz com representantes do movimento islâmico palestino Hamas, de acordo com o comunicado de Wang Yi.
A China agora está interagindo com todos os lados para promover um cessar-fogo e acabar com a guerra, explicou o ministro.
"A China acredita que a injustiça histórica que vem ocorrendo há mais de meio século contra a Palestina não pode continuar", resumiu ele.
Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
Fumaça sobe de uma explosão após um ataque aéreo israelense em Rafah, na Faixa de Gaza. Gaza, 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Panorama internacional
Israel planeja destruição total de Gaza com bombas aéreas JDAM, diz jornalista Hersh
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала