Forças especiais russas revelam tática de 'animal encurralado' utilizada contra tropas ucranianas
© AP Photo / LibkosSoldados ucranianos em uma trincheira sob bombardeio russo na linha de frente perto de Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana), região de Donetsk, 5 de março de 2023.
© AP Photo / Libkos
Nos siga no
As forças especiais Sibir (Sibéria) do agrupamento de tropas Yug (Sul) usam a "tática de animal encurralado" quando se opõem às forças ucranianas perto de Klescheevka, na área do front perto de Artyomovsk, relatou à Sputnik um combatente da unidade.
"Trabalhamos por Klescheevka, portanto, para que não haja nenhum acesso a Klescheevka, fazemos o nosso melhor. Neste momento, trabalhamos com 80 e 120 [morteiros de calibre 82 e 120 mm] em par, às vezes separadamente", disse o interlocutor da agência.
Segundo ele, essa tática é eficazmente usada contra a infantaria: quando um grupo do adversário é detectado, no início abrem fogo com um morteiro de 82 mm, o forçando a ir para as trincheiras, abrigos ou refúgios subterrâneos.
"Para lá já está apontado o de 120 mm. Como regra, os percursos do adversário são geralmente previsíveis e não há opções de fuga, existem respectivamente determinadas áreas de estacionamento das tropas ucranianas que estudamos, e por essas orientações nós apontamos a esses locais, os levamos para esse local com o [de calibre] 82 e com o 120 terminamos", explicou o combatente.
Ontem (26), foi informado que o agrupamento de tropas russas Yug repeliu um ataque das tropas ucranianas, o adversário perdeu até 295 soldados.