- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas pede à ONU que visite hospitais de Gaza para desmentir acusações de Israel

© AFP 2023Esta foto tirada em 18 de outubro de 2023 mostra um veículo danificado pertencente ao hospital Ahli Arab, no centro de Gaza, após um ataque noturno naquele local
Esta foto tirada em 18 de outubro de 2023 mostra um veículo danificado pertencente ao hospital Ahli Arab, no centro de Gaza, após um ataque noturno naquele local - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Nos siga no
Grupo militar islâmico, em pedido oficial, solicitou que fosse montado um comitê para averiguar se hospitais e instituições de saúde estão sendo usados como abrigos militares escondidos ou não.
O movimento palestino Hamas apelou hoje (5) ao secretário-geral da ONU, António Gutteres, para criar um comitê internacional que teria como objetivo inspecionar hospitais na Faixa de Gaza. O objetivo do grupo é refutar relatos das Forças de Defesa de Israel (FDI) de que os edifícios estão sendo usados como abrigos ao grupo.
Segundo o Hamas, o exército israelense acusou as forças palestinas, de forma falsa, de ter construído túneis sob vários hospitais na Faixa de Gaza.

"Apelamos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para formar um comitê internacional para visitar hospitais na Faixa de Gaza, verificando a falsa acusação de que os hospitais são usados como abrigos por nós", afirmou o movimento em comunicado oficial.

Para além da ONU, o grupo também sublinhou que todos os hospitais da região estão abertos a visitas de jornalistas e organizações internacionais.
A nota vem a público após declaração do exército israelense, no dia 3 de outubro, que afirmava ter atingido uma ambulância supostamente usada por uma unidade do Hamas, matando vários de seus combatentes. Posteriormente, em nota, o Ministério da Saúde da Palestina afirmou que a ambulância, em realidade, apenas transportava civis feridos.
Ondas de fumaça aumentam quando uma bomba aérea é lançada sobre a Torre Jala durante um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza controlada pelo movimento palestino Hamas - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Panorama internacional
Em 4 semanas de confronto, ataques aéreos israelenses vitimaram 60 reféns, afirma Hamas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала