- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Para evitar desgaste de Haddad, governo defende mudar meta fiscal de 2024 ainda este ano

© Foto / Lula Marques/ Agência BrasilMinistros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad (à esquerda) e Simone Tebet, após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (fora da foto) e o relator do arcabouço fiscal, Omar Aziz (ao lado de Haddad), em 15 de junho de 2023
Ministros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad (à esquerda) e Simone Tebet, após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (fora da foto) e o relator do arcabouço fiscal, Omar Aziz (ao lado de Haddad), em 15 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Nos siga no
Entre declarações e bastidores, para evitar resposta negativa do mercado e o desgaste da imagem do ministro da Fazenda, base do governo pretende mudar meta fiscal de 2024.
De acordo com o g1, após uma semana da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contradisse seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a meta fiscal de déficit zero do país para 2024 não ser possível de ser atingida, a indefinição sobre manter ou alterar a meta ainda permanece no cenário econômico, dividindo as opiniões no governo.
Segundo a apuração, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, defende a mudança para um déficit de 0,25% do produto interno bruto (PIB) nas contas, enquanto o ministro da Fazenda continua defendendo a manutenção do déficit zero.
Desde o imbróglio gerado a partir do episódio, uma ala do governo passou a defender um caminho mais equilibrado. Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a do Planejamento, Simone Tebet, a meta deve ser alterada, mas apenas no fim do ano, quando será possível fazer uma avaliação da arrecadação a partir dos projetos aprovados pelo Congresso.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do projeto de transição energética Combustível do Futuro. Palácio do Planalto, Brasília (DF), 14 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Notícias do Brasil
Após desencontro entre Lula e Haddad, governo discute meta fiscal com déficit de 0,25%
Como o presidente Lula tem até a próxima terça-feira (7) para decidir a questão, já que há previsão de que o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, Danilo Forte (União-CE), coloque seu parecer em votação na Comissão Mista de Orçamento, é provável que a definição saia ainda esta semana.
O governo pode alterar sua previsão de meta fiscal apenas em três momentos: ainda esta semana, na votação da LDO; no fim do ano, quando será votado o Orçamento de 2024; e em março do ano que vem, quando o governo apresenta o relatório de receitas e despesas do primeiro bimestre e estratégias para o atingimento da meta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала