- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conflitos na Ucrânia e em Israel resultariam em 'enorme progresso' para os EUA? Especialista explica

© AP Photo / W.G. DunlopLloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à direita), fala com funcionários da embaixada dos EUA durante sua visita à Ucrânia em Kiev, 20 de novembro de 2023
Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à direita), fala com funcionários da embaixada dos EUA durante sua visita à Ucrânia em Kiev, 20 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Nos siga no
A abordagem norte-americana em relação aos diferentes conflitos pelo mundo afora é motivada pela relativa invulnerabilidade de seu próprio território, na opinião de um acadêmico chinês.
No sábado (18) foi publicado no jornal norte-americano The Washington Post um artigo de opinião de Joe Biden, presidente dos EUA, no qual ele afirmou que os conflitos em torno da Ucrânia e de Israel podem resultar em um "enorme progresso" para Washington.
Wang Yiwei, diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Popular da China, vê a abordagem norte-americana como não destoando da tradição do país.
"Sempre houve uma forte crença no pensamento cristão protestante americano de que os Estados Unidos receberam de Deus a missão de salvar o mundo, que estão do lado da justiça, e essa ideologia influencia a estratégia externa dos Estados Unidos", de acordo com o especialista.
"Os EUA estão sempre convencidos de que estão certos, de que são a nação escolhida pelos céus e de que, mesmo que façam algo ruim, o fazem em nome da justiça. Pode-se dizer que essa é uma visão de mundo falha. Quanto ao respeito por outras culturas, à não interferência nos assuntos internos de outros países, esse é um fardo impossível para os EUA, é sua maneira típica de pensar."
Forças de Defesa de Israel durante ataque a prédio em operação por terra das brigadas armadas. Faixa de Gaza, 14 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
EUA ignoram 'crimes de guerra' israelenses contra Gaza na política interna, diz ex-funcionário
Segundo Wang, os EUA tiraram grande proveito das duas guerras mundiais, inclusive sem sofrer praticamente nenhum dano no seu território em resultado delas. Por causa disso, aponta, o país norte-americano, com base em sua experiência histórica, acredita que a guerra pode ser lucrativa, "especialmente para o complexo industrial-militar", o que torna difícil que compreenda o custo da guerra e do sofrimento.
"Os EUA não deixarão de atear fogo aos conflitos até que atinjam seus objetivos estratégicos. Alguns de seus políticos chegam a falar em 'hoje Ucrânia, amanhã Taiwan'. Isso acontece porque os EUA não têm lembranças dolorosas da guerra. Agora os EUA estão promovendo sua estratégia na região do Indo-Pacífico, proclamando seu retorno à Ásia para conter a China. Para isso, estão dispostos até mesmo a retirar algumas de suas forças da Europa e do Oriente Médio", avaliou.
"Foi a liderança irresponsável dos EUA que levou a tantas crises no mundo", resumiu Wang Yiwei.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала