Desenterram em túmulo na China tabela de multiplicar de 2.300 anos (FOTO)
10:39 23.12.2023 (atualizado: 11:03 23.12.2023)
© Foto / Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia AnyangVista superior de um dos 24 túmulos descobertos na cidade de Anyang, na China
© Foto / Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia Anyang
Nos siga no
Há 2.300 anos, os chineses já utilizavam a tabela de multiplicação, relata agência Xinhua, referindo-se a uma das mais recentes descobertas dos arqueólogos da China.
Trata-se de uma tira estreita de bambu encontrada em um túmulo na cidade de Jingzhou, China Central. De acordo com os pesquisadores, o artefato data do século IV a.C., ou seja, do período dos Estados Combatentes (de 475 a 221 a.C.).
A objeto achado contém as seguintes fórmulas matemáticas: "Cinco vezes sete é trinta mais cinco, quatro vezes sete é vinte mais oito, três vezes sete é vinte mais um".
© Foto / Domínio Público / Qinghuajian, Suan BiaoTiras de bambu na Universidade de Tsinghua. Este conjunto de tiras era uma tabela para cálculo
Tiras de bambu na Universidade de Tsinghua. Este conjunto de tiras era uma tabela para cálculo
© Foto / Domínio Público / Qinghuajian, Suan Biao
Segundo explicou o arqueólogo principal do projeto, Yang Kaiyong, estas notas precedem em 100 anos "outro fragmento similar descoberto anteriormente durante umas escavações na província central de Hunan".
Por sua vez, o historiador chinês da Universidade de Jiangnan Tan Jingnan indicou que naquela época a tabela de multiplicar já era de uso comum, especialmente tendo em conta a sua constante aplicação nos círculos governamentais para calcular diversas medidas de produção e propriedades.
Além destas notas, nas escavações do túmulo também foram desenterradas milhares de outras tiras de bambu, que contêm mais de 30.000 hieróglifos e que tratam de temas variados.