- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido envia navio de guerra à Guiana em meio a tensões fronteiriças com Venezuela

© AP Photo / Ariana CubillosHomem vestido como o personagem norte-americano Tio Sam segura uma placa da petrolífera ExxonMobil durante a marcha pró-governo chamada "Recupere o Essequibo", em Caracas. Venezuela, 26 de setembro de 2023
Homem vestido como o personagem norte-americano Tio Sam segura uma placa da petrolífera ExxonMobil durante a marcha pró-governo chamada Recupere o Essequibo, em Caracas. Venezuela, 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Nos siga no
O Ministério da Defesa britânico anunciou neste domingo (24) que o Reino Unido enviará navio de guerra para a Guiana ainda este mês, em meio a uma crescente disputa fronteiriça com a Venezuela pela região de Essequibo, rica em petróleo.
A decisão de enviar o HMS Trent, um navio de patrulha da Marinha Real Britânica, surge após a visita de um secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana no início deste mês, conforme divulgou a agência de notícias Reuters.
A visita tinha como objetivo oferecer apoio ao país sul-americano, que é um aliado e ex-colônia britânica.
Pesadelo do Brasil: os EUA aumentando sua presença militar na Amazônia - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Multimídia
Pesadelo do Brasil: EUA aumentam sua presença militar na Amazônia
A Guiana e a Venezuela recentemente concordaram em evitar o uso da força e não aumentar as tensões na disputa territorial de longa data.
O Ministério da Defesa britânico, em comunicado, não mencionou diretamente a Venezuela ou a disputa territorial, mas afirmou que o HMS Trent visitará a Guiana no final deste mês como parte de série de compromissos na região durante implantação da Tarefa de Patrulha do Atlântico.

"A Guiana é uma aliada regional e parceira da Commonwealth, e esta visita fortalecerá os laços bilaterais e reafirmará o compromisso contínuo do Reino Unido com a segurança e a estabilidade na região", declarou um porta-voz da pasta.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала