EUA e Filipinas fazem patrulha marítima conjunta em meio às tensões no mar do Sul da China (FOTOS)
12:57 04.01.2024 (atualizado: 13:05 04.01.2024)
© AP Photo / Força Aérea das Filipinas / HandoutCaça a jato FA-50PH da Força Aérea das Filipinas junta-se à patrulha marítima das Filipinas e dos EUA sobre Batanes e áreas no mar das Filipinas Ocidental, em 21 de novembro de 2023
© AP Photo / Força Aérea das Filipinas / Handout
Nos siga no
Os dois países começaram na quarta-feira (3) exercícios que envolvem comunicação, patrulhas e voos de rastreamento, enquanto Pequim organizou suas próprias atividades militares.
As Filipinas e os EUA iniciaram na quarta-feira (3) uma segunda patrulha marítima conjunta de dois dias no mar do Sul da China, anunciaram os militares filipinos, citados pela agência norte-americana Bloomberg.
A patrulha de dois dias envolve quatro navios de cada força: da Marinha das Filipinas e do Comando do Indo-Pacífico dos EUA, incluindo um porta-aviões, um cruzador e dois destróieres do último. As atividades incluem "exercícios de passagem, verificações de comunicação, exercícios entre conveses, patrulhas conjuntas, manobras de oficiais de serviço e operações de voo de aeronaves de asa fixa".
A primeira, de três dias, foi realizada em novembro de 2023 nas águas próximas a Taiwan e no mar do Sul da China, um corredor comercial estratégico onde Pequim e Manila têm reivindicações sobrepostas.
The #Philippines Navy and the #US #IndoPacific Command are conducting joint maritime patrols in the West Philippine Sea from January 3 to 4.
— Indo-Pacific News - Geo-Politics & Defense News (@IndoPac_Info) January 4, 2024
Two Chinese #PLA Navy ships (a destroyer and a frigate) are shadowing the PH & US Navy ships.
Ships participating:
4 PH Navy ships: BRP… pic.twitter.com/hSFGwJxXCa
A Marinha das Filipinas e o Comando do Indo-Pacífico dos EUA estão realizando patrulhas marítimas conjuntas no mar das Filipinas Ocidental de 3 a 4 de janeiro.
Dois navios chineses da Marinha do ELP (um destróier e uma fragata) estão acompanhando os navios das Filipinas e da Marinha dos EUA.
Navios participantes: quatro navios da Marinha das Filipinas: BRP Ramon Alcaraz (PS-16), BRP Gregorio del Pilar (PS-15), BRP Davao del Sur (LD-602) e a fragata J. Rizal.
Quatro navios da Marinha dos EUA: porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70), USS Princeton (CG 59), USS Sterett (DDG 104), USS Kidd (DDG 100).
Romeo Brawner, chefe das Forças Armadas das Filipinas, caracterizou a segunda patrulha conjunta como um "salto significativo" na interoperabilidade entre Manila e Washington.
"Nossa aliança está mais forte do que nunca e envia uma mensagem ao mundo. Estamos avançando por uma ordem internacional baseada em regras e uma região do Indo-Pacífico livre e aberta em face aos desafios regionais", disse Brawner, citado na quarta-feira (3) pela agência britânica Reuters.
Pequim também organizou uma patrulha rotineira das forças navais e aéreas no mar do Sul da China na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), informou o Exército de Libertação Popular da China.
As tropas manterão um alto estado de alerta, salvaguardando a segurança soberana nacional e os direitos e interesses marítimos, além de manter sob total controle quaisquer atividades militares que aumentem a tensão regional ou criem problemas em "pontos críticos", diz o comunicado.