Austrália enviará helicópteros MRH-90 para sucata em vez de transferi-los para Ucrânia, diz mídia
05:03 15.01.2024 (atualizado: 05:31 15.01.2024)
© AP Photo / LCPL Riley Blennerhassett / ADF / HandoutHelicópteros Taipan MRH-90 do Exército australiano se preparam para aterrissar na Área de Treinamento de Campo de Townsville, Townsville, Queensland, Austrália, 10 de maio de 2023
© AP Photo / LCPL Riley Blennerhassett / ADF / Handout
Nos siga no
Helicópteros australianos descomissionados MRH-90 Taipan serão enviados para a sucata, apesar de a Ucrânia ter solicitado a sua transferência, informou o canal de TV ABC.
"A Ucrânia fez um requerimento oficial pelo MRH-90 em 19 de dezembro de 2023, apesar de problemas bem documentados com sua segurança e operação", diz o artigo.
Em setembro passado, as Forças Armadas australianas retiraram Taipan do serviço 14 meses antes do previsto. Isso ocorreu depois que quatro soldados australianos morreram na sequência de um acidente com um MRH-90 durante treinamentos.
Segundo ABC, o processo de desmontagem dos referidos helicópteros já começou. Um porta-voz do Departamento de Defesa da Austrália relatou que a entidade vai "desmantelar os planadores e sistemas restantes de uma maneira ambientalmente amigável e econômica".
Vale ressaltar que inicialmente os MRH-90 deveriam ser retirados do serviço apenas em 2037, entretanto o helicóptero de desenvolvimento europeu tinha um "histórico de problemas".